Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Medicina da Univasf recebem prêmios em Congresso Pernambucano de Cardiologia

publicado: 15/09/2017 16h59 última modificação: 18/09/2017 10h22
Mônica Santos
Estudantes tiveram trabalhos premiados no 26º Congresso Pernambucano de Cardiologia

O 26º Congresso Pernambucano de Cardiologia, realizado em Porto de Galinhas, município de Ipojuca, reuniu estudantes, professores e médicos cardiologistas de todo o estado para mesas redondas, apresentações de trabalhos, colóquios, simpósios, palestras e discussões sobre a área. Dentre os participantes do evento, que aconteceu no período de 17 a 19 de agosto, quatro estudantes de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram apresentar trabalhos e duas receberam prêmios por suas pesquisas.

Leela Morená, do 7º período de Medicina, faz parte do Projeto de Aterosclerose Indígena (PAI) e conquistou o primeiro lugar na categoria artigo original em apresentação oral por sua pesquisa sobre risco cardiovascular desenvolvido em comunidades indígenas. A residente em Cardiologia Fabiana Moreira recebeu o prêmio de melhor artigo original apresentado em forma de pôster pelo trabalho sobre exercício físico lúdico na infância e risco cardiovascular, realizado em parceria com o Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf.

De acordo com Leela Morená, este prêmio é muito importante. Segundo ela, que apresentou dois trabalhos durante o evento, a conquista traz relevância para sua pesquisa, o que também é muito significativo. “Este projeto de pesquisa de campo trata de um tema muito relevante, que é o acesso à saúde a comunidades indígenas, pesquisando porque índios morrem mais do coração do que de doenças parasitárias, por exemplo, e queremos propor mais estudos, mais incentivo de pesquisa e mais políticas públicas voltadas para este tema”, afirma Leela.

Já Fabiana desenvolveu um ensaio clínico multidisciplinar envolvendo crianças com sobrepeso e obesidade submetidas a atividades lúdicas. A pesquisa também envolveu profissionais de educação física, psicologia e nutrição. “O trabalho mostra a importância do controle de fatores de risco como a obesidade na infância para a prevenção de alterações cardiovasculares subclínicas, alterando o prognóstico desses pacientes na vida adulta”, relata.

Além de Leela e Fabiana, as estudantes Nayane Pertile e Carla Araújo apresentaram trabalhos no Congresso. Para Anderson Armstrong, professor do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB), supervisor da Residência em Cardiologia e coordenador dos projetos dos quais Leela e Fabiana fazem parte, receber dois prêmios em um evento consolidado como o maior do estado na área e que recebe participantes de outros lugares como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte mostra a força da Univasf. “Estas premiações mostram a solidez da instituição e do curso de Medicina, que recentemente foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, e que tem como um dos requisitos justamente a produção científica. Isso fortalece muito o tripé ensino, pesquisa e extensão dentro da universidade”, afirma Armstrong.