Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de pós-graduação participam de curso de escrita científica ministrado por palestrante canadense na Univasf

publicado: 10/07/2024 14h53 última modificação: 10/07/2024 14h56

Curso é realizado no Cineteatro do Campus Sede.

Destacar a importância de compartilhar os resultados das pesquisas por meio da publicação de artigos científicos, especialmente para os alunos de pós-graduação, é um dos objetivos do “Principles of Preparing and Publishing Scientific Articles in English”, curso promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A formação começou na manhã de ontem (9), no Cineteatro do Campus Sede, e reúne até a tarde de hoje (10) cerca de 380 inscritos. O curso é ministrado totalmente em inglês pelo professor John Kastelic, chefe do Departamento de Sanidade de Animais de Produção, da Faculdade de Medicina Veterinária da University of Calgary, do Canadá.

Editor chefe do periódico Theriogenology por dez anos e com publicação de mais de 300 artigos científicos, o professor Kastelic ministra este curso há 20 anos, no mundo inteiro. Na manhã de ontem, em Petrolina, ele deu dicas de como escrever e o que deve ser destacado nas principais partes de um artigo científico, título, resumo, introdução, entre outros, para obter êxito na publicação, e tirou dúvidas dos participantes. No decorrer de toda a programação, o palestrante ainda explica como deve ser a comunicação com o editor do periódico científico e os revisores do manuscrito, e a importância da escolha da revista e a ética na pesquisa.

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Univasf Alex Rosas está participando do curso e considera importante ter contato com outros pesquisadores e aprender mais sobre a escrita científica. “Está sendo muito proveitosa essa iniciativa. Nem sempre a gente tem esta oportunidade de participar de um evento totalmente em inglês, língua na qual a maioria dos trabalhos científicos estão concentrados”, afirma.

Aline Silva de Santana, que cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), também destaca a relevância desta capacitação para a formação acadêmica dos participantes. “A temática abordada, a escrita científica, é algo que vivemos no nosso dia a dia acadêmico. Ainda assim, por vezes, é um desafio conseguir chegar à publicação do artigo. O palestrante está trazendo pontos-chave que podem facilitar a elaboração e aprovação de um artigo científico. Além disso, a interação com palestrantes de instituições de outros países nos permite ampliar nossa networking (rede de contatos) e expandir nossa visão de mundo”, diz.

Realizado em conjunto com os Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, Ciência Animal, Ciência dos Materiais e Ciências Veterinárias no Semiárido da Univasf, o curso é a primeira disciplina internacional desses Programas ministrada totalmente em língua inglesa por um estrangeiro, com carga horária de 15 horas. Para a docente Elenice Andrade Moraes, coordenadora do PPGCA, e integrante da organização do curso, as pesquisas precisam extrapolar as fronteiras e as pós-graduações têm uma função importante neste processo, pois tem uma grande produção científica. “A forma de publicação científica é igual, seja nacional ou internacional, e a proximidade com uma pessoa de fora do país mostra aos nossos estudantes que publicar em periódicos estrangeiros não é tão complicado como eles podem pensar”, comenta Elenice.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a proposta desta formação surgiu da ideia de contribuir para que os estudantes de mestrado e doutorado tenham uma visão melhor de como fazer uma redação científica de qualidade, com mais chances de publicação em uma revista. “Uma das principais maneiras de divulgar uma pesquisa é por meio da publicação de artigos científicos. Esta disciplina, ministrada inteiramente em inglês por um estrangeiro, contribui para a internacionalização e o contato com outra língua, além de orientar o pesquisador a ter mais sucesso na sua publicação", ressalta a pró-reitora.