Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento na Univasf discutiu ações de promoção à agricultura orgânica e agroecológica em Pernambuco

publicado: 29/11/2018 15h10 última modificação: 29/11/2018 15h10
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediou, nesta quarta-feira (28), o ‘Encontro Territorial do Sertão do São Francisco’, que aconteceu no Campus Sede, em Petrolina (PE). A iniciativa teve como objetivo envolver agricultores orgânicos e agroecológicos da região para divulgar ações que estão sendo promovidas no estado de Pernambuco e contribuir para fortalecer a agricultura de base agroecológica e orgânica. Estiveram presentes produtores rurais, representantes de associações, estudantes, professores, técnicos, engenheiros agrônomos e membros do projeto de extensão da Univasf Sertão Agroecológico.

Durante a manhã, o coordenador da Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco (CPOrg-PE), Davi Fantuzzi, apresentou a Comissão, as entidades que a compõem, seu objetivo e atribuições. A presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf-PE/BA), Alzira Sant’Ana, participou do encontro e destacou a trajetória das primeiras produções orgânicas na região, as dificuldades e a importância da associação.

Para Alzira, o encontro possibilitou um momento de fortalecimento da agricultura orgânica e agroecológica na região. “A discussão sobre o funcionamento do CPOrg é importante e esclarece questões sobre a regulamentação do orgânico no estado. O evento também é uma oportunidade de interação com outros agricultores. É uma maneira da gente se atualizar sobre as a discussões mais recentes”, pontuou. A Aprovasf é composta por 26 associados dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Juazeiro, Casa Nova e Jaguarari.

O engenheiro agrônomo Flávio Almeida integra a equipe técnica da Chapada, uma Organização Não-Governamental (ONG) com sede em Araripina, que trabalha com agroecologia na região do Araripe (PE). Ele esteve no encontro com o intuito de adquirir conhecimentos em relação à certificação na região. “A ideia de participar é maximizar os conhecimentos, esclarecer dúvidas sobre a certificação e dialogar com as instituições presentes aqui. Gostei do evento e vou levar uma bagagem de conhecimento para casa e assim passar para outros técnicos e aos poucos melhorar o mercado orgânico e a comercialização”, disse.

O coordenador do Sertão Agroecológico e professor do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf, Helder Ribeiro, destacou a importância de debater a produção orgânica e agroecologia com agricultores, estudantes e profissionais da área. “Estamos em uma região polo na produção da fruticultura que utiliza agroquímica e consequentemente causa impactos à saúde da população e ao meio ambiente. A produção orgânica e agroecológica vem propor sistemas de produção e modos de vida para o campo, como alternativa de produzir alimentos saudáveis e sem o uso de agrotóxicos”, observou.

Os participantes definiram, ao final do encontro, que é importante dar continuidade às discussões sobre a legislação dos municípios que compõem o território no que se refere à agricultura orgânica e agroecológica. Também consideraram relevante maior incentivo às iniciativas de agricultura orgânica e agroecológica na região bem como apoio às feiras para a comercialização de produtos provenientes deste sistema de produção. O Encontro Territorial do Sertão do São Francisco foi uma ação promovida pela Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, do qual o Sertão Agroecológico faz parte, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco (CPOrg-PE).