Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição “Guardados de armário” está em cartaz na Reitoria da Univasf

Exposição “Guardados de armário” está em cartaz na Reitoria da Univasf

publicado: 13/12/2017 16h39 última modificação: 13/12/2017 16h39
Mônica Santos

Uma exposição fotográfica que reúne diversas técnicas, estilos e autores a fim de mostrar que a arte também é história. Este é o conceito da exposição: “Guardados de Armário”, organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A exposição está no hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Sua visitação é gratuita e está aberta à comunidade até 8 de fevereiro de 2018, no horário das 8h às 18h.

Ao todo, são 36 fotos que formam um coletivo de imagens de outras exposições já realizadas pela DACC, que estavam guardadas e que foram escolhidas por concepção estética. A ideia da exposição foi dada a partir do texto “Gaveta dos guardados”, do artista plástico Iberê Camargo. Segundo ele, as coisas só podem ser vistas com clareza e nitidez no presente porque existe um passado. Assim, as fotografias da exposição têm como objetivo resgatar fragmentos da memória e da trajetória do próprio artista, dos públicos que se relacionaram com as exposições anteriores e da própria Univasf.

De acordo com Edson Macalini, diretor da DACC e organizador da exposição, a mostra ilustra os momentos e as várias fases pelas quais a universidade passou. “Estas imagens estavam guardadas no armário e expô-las novamente é trazer à tona a memória fictícia construída, fazendo com que, enquanto as pessoas veem estas imagens novamente, por mais que haja uma memória sobre elas, agora é diferente de quando foram expostas pela primeira vez. Há também algo desconhecido que queremos incitar as pessoas a sentirem”, afirma Macalini.