Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição que homenageia os dez anos da Cia Biruta inicia temporada em São Raimundo Nonato (PI)

publicado: 12/03/2019 14h15 última modificação: 12/03/2019 14h16
Mayane Santos
A exposição ficou quatro meses em cartaz no Campus Senhor do Bonfim.

Após temporada de quatro meses em Senhor do Bonfim (BA), a exposição Vazante: a épica teatral da Cia Biruta, que inaugura uma proposta de circulação nos diversos campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), agora segue para São Raimundo Nonato (PI). O lançamento acontecerá no próximo dia 19 de março, a partir das 19h, no hall da biblioteca do Campus Serra da Capivara. A abertura contará com a presença dos artistas do grupo para roda de conversa. A mostra continuará disponível para visitação gratuita até o dia 9 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Em "Vazante", são expostos acessórios utilizados nos espetáculos, como figurinos, bonecos e máscaras. Além disso, a mostra apresenta fotografias que retratam momentos importantes deste percurso de dez anos, a exemplo do processo de pesquisa em comunidades do médio São Francisco, com o intuito de observar as práticas populares tradicionais de danças e festas, como reisado, São Gonçalo, samba de reis, capim lêlê e pega de boi. Esse estudo resultou na experimentação cênica "Cenas Ribeirinhas”.

Essa já é a terceira edição da exposição, cuja inauguração aconteceu em julho de 2018, no Campus  Sede, em Petrolina (PE), seguindo para Senhor do Bonfim em novembro do mesmo ano. De acordo com Débora Viana Tacana, membro da equipe da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Univasf, essa circulação pelos campi tem como proposta democratizar junto à comunidade acadêmica produções de cunho artístico, cultural e científico. "Ao mesmo tempo, a exposição provoca um dos maiores desafios da universidade: o retorno do conhecimento produzido na academia para a sociedade. É um grande passo quando nos desafiamos a fazer isso 'em casa'”, ressalta.

A Cia Biruta de Teatro desenvolve, desde 2008, espetáculos teatrais, a partir da estreia de Maria Minhoca, adaptado do texto da escritora e dramaturga Maria Clara Machado. Títulos como “O Mágico de Oz”, “Histórias de Cascudo”, “Cenas Ribeirinhas” e “Chico e Flor contra os montras na Ilha do Fogo” (premiado no Festival de Teatro Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife-PE) também marcam a trajetória do grupo. Em 2017, estreou o “Processo Medusa”, que aborda a temática da cultura do estupro, e que foi desenvolvido em conjunto adolescentes, jovens e adultos por meio de ocupação artística da Cia Biruta no CEU das Águas, localizado no bairro Rio Corrente, de Petrolina.