Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposições e instalações interativas do EACC despertam o interesse de crianças e adolescentes para a ciência

publicado: 17/05/2023 11h42 última modificação: 17/05/2023 15h38
Karen Lima

Turma do 8° ano da Escola Casinha Feliz, de Senhor do Bonfim (BA), em visita ao EACC. Fotos: Karen Lima

Com olhares atentos, expressões de surpresa no rosto e perguntas cheias de curiosidade, estudantes visitam o Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São as exposições interativas, oficinas e instalações lúdicas que despertam esse entusiasmo e o interesse pelo conhecimento científico. Na manhã da última sexta-feira (12), uma turma do 8° ano da Escola Casinha Feliz, de Senhor do Bonfim (BA), interagiu com as exposições e instalações. A visitação é gratuita e acontece, com agendamento prévio, de terça a sexta-feira, no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA).

Em média, são  recebidos mais de 300 estudantes por mês, conforme levantamento do EACC. A visita é guiada por monitores bolsistas, estudantes de graduação de diversos cursos, que são supervisionados pela gerente educacional do EACC, Monica Ribas. Este contato com os universitários foi um diferencial para a experiência, de acordo com Maryane da Silva, uma das visitantes. “É muito interessante, bonito, bem representado e legível, e os monitores são muito atenciosos e interativos, explicaram tudo e tiraram dúvidas”, afirmou.

Durante a visita, os estudantes conheceram as exposições interativas “Do Micro ao Macro” e “Faces da Evolução”. Com a experiência, aprenderam diversas informações e curiosidades sobre elementos que compõem o Universo, desde átomos e células até planetas e galáxias, e questões relacionadas à evolução biológica e biodiversidade das espécies. Há ainda interação com os componentes da mostra, como microscópio e réplicas de crânios, além de dinâmica  em que os alunos se veem em um monitor junto à imagem de diversas espécies de dinossauros em 3 Dimensões (3D) com Realidade Aumentada (RA).

Em um outro momento, os estudantes interagiram com as instalações interativas sobre conceitos de física e matemática e experimentam a vivência de um laboratório de ciência, por meio de oficina desenvolvidas pelo EACC ou com os kits da “Experimentoteca” da Universidade de São Paulo (USP). “Gostei muito, porque dei uma revisada nos assuntos, vai me ajudar a lembrar dos conteúdos e eu ainda aprendi sobre energia potencial, cinética e mecânica”, explicou o estudante Arthur da Silva.

Esta foi a terceira visita do Colégio Casinha Feliz ao espaço, segundo o coordenador Allan Cavalcante. “Ter o EACC como esse ambiente de vivência para os alunos aumenta o repertório deles, pois faz com que aprendam o conteúdo de maneira interativa, em outro local e com outras pessoas, e levem para discussão na sala de aula com esse acréscimo no conhecimento”, ressaltou.

De acordo com o diretor do EACC, professor Marco Aurélio França, o objetivo das visitas é aproximar crianças e adolescentes da universidade e estimular o interesse pela Ciência, de forma lúdica e multidisciplinar. “Nossas exposições e instalações são interativas e com temas populares para este público e é dessa maneira que eles têm um ganho de conhecimento maior do que se estivessem apenas observando e lendo. Além disso, temos relatos de visitantes que despertaram o interesse em fazer uma universidade, após este contato com os nossos monitores, que são universitários”, explicou.

Agendamento de visitas e empréstimo de kits Turmas do Ensino Fundamental, Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas das redes pública e privada e o público em geral visitam o espaço mediante agendamento prévio no site do EACC. A experiência com as escolas é organizada para atender grupos de até 45 alunos, das 9h às 11h30, acompanhados de um educador responsável a cada grupo de 15 alunos. Já o público em geral realiza visitas no período da tarde, a partir das 14h.  No formulário do agendamento é possível escolher o tema  da oficina a ser realizada  durante a visitação. No total, são mais de 20 opções sobre temáticas como química, física, corpo humano e artes, que podem ser associadas aos assuntos trabalhados em sala de aula.

O acervo das oficinas composto por kits da “Experimentoteca” está disponível para empréstimo às escolas. Para retirar o material, o professor ou professora deve se dirigir ao EACC para deixar a cópia do RG e preencher e assinar a solicitação e termo de responsabilidade. Mais informações estão disponíveis no site.

registrado em: , ,