Notícias
Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (FACA) acontece na sexta (5) e no sábado (6) na Univasf
Artesanato, música, exposições, dança, teatro e cinema. Tudo isso num evento só: a FACA - Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, que será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nesta sexta-feira (5) e sábado (6). O evento é gratuito e acontecerá no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 14h. A FACA é promovida pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e conta com apoio da Lei Aldir Blanc Pernambuco.
A FACA é um evento coletivo que promove a arte e a cultura regional, reunindo artistas das mais diversas áreas, que irão apresentar seus trabalhos e interagir com o público. A programação nos dois dias terá início às 14h, com a Mostra de Cinema e Feira de Artesanato, a partir das 16h. A Mostra de Cinema exibirá sete curtas da região por dia, num total de 14 filmes nos dois dias da FACA. A relação de filmes que serão apresentados em cada dia está disponível no site da DACC.
A programação da sexta-feira também terá apresentação de dança Raízes e Conexões, a partir das 16h, e em seguida serão realizadas as apresentações da Dj Lizandra, Ícaro Santana e banda, encerrando com Pôr do Samba. No sábado, após a Mostra de Cinema, a programação terá a participação de Dj Werson, Mádara e Coco Barra de Saia. Às 21h, Ivan Greg subirá ao palco para encerrar a FACA.
As companhias teatrais Cia Biruta e Trup Errante irão apresentar espetáculos especiais na FACA. Na sexta-feira, a Cia Biruta irá encenar a “História Lacrimogênica de Cordel (ou A Hora da Estrela)”. Baseada na obra de Clarice Lispector, a peça é uma adaptação do romance A Hora da Estrela para o teatro de rua e conta a história de uma nordestina chamada Macabéa. A Trup Errante apresentará, no sábado, “Palavras Andantes”, com muita música, poesia e contos, numa mistura de teatro e literatura.
Esta é a primeira edição da FACA em Petrolina. A Feira já aconteceu duas vezes em Juazeiro (BA) e uma em São Raimundo Nonato (PI). O diretor da DACC, Thiê Gomes, relata que a FACA surgiu com a proposta de agregar várias linguagens artísticas no mesmo espaço. “Buscamos com a FACA reunir teatro, dança, música, literatura, artesanato, cinema e artes livres. Todas essas linguagens em um mesmo ambiente para que essas várias formas de arte e linguagens artísticas possam dialogar e ter uma troca social direta com o público”, conta.
Gomes também destaca que a programação desta edição está muito diversificada e com grandes artistas da região. “A FACA corta, atravessa e transforma o cenário artístico por onde ela passa. Ela vem exatamente para isso: agregar várias linguagens artísticas para trazer o artista para perto do público e assim agregar valor às suas obras e manter uma troca social constante com todos que dela participam”, conclui. Mais informações sobre a FACA estão disponíveis no Instagram do evento.
