Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef) da Univasf lança dois e-books

publicado: 22/06/2022 12h02 última modificação: 22/06/2022 12h02
Renata Freitas

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (GIPEEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou, recentemente, dois novos e-books. Os livros são “Representações sociais de docentes universitários em redes digitais: cibercultura, subjetividades e pedagogias corporais” e “Representações Sociais, Saúde e Qualidade de vida em tempos de pandemia Covid-19: uma análise sobre Brasil e Portugal”. As obras abordam assuntos relacionados às áreas de saúde, qualidade de vida e representações sociais, às quais o grupo de pesquisadores dedica seus estudos.

De autoria do professor Ramon Missias-Moreira, do Colegiado de Educação Física (Cefis) e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), a obra “Representações sociais de docentes universitários em redes digitais: cibercultura, subjetividades e pedagogias corporais” trata sobre as representações corporais construídas na rede social Facebook por um grupo de professores universitários de cursos de Educação Física do Brasil e da Espanha. A pesquisa desenvolvida pelo autor baseia-se nos pressupostos teóricos da Cibercultura e das Representações Sociais. O livro é resultado da tese de doutorado de Missias-Moreira, defendida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Já a obra “Representações Sociais, Saúde e Qualidade de vida em tempos de pandemia Covid-19: uma análise sobre Brasil e Portugal” é uma coletânea com 23 trabalhos apresentados no II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF) e na I Olimpíada Internacional Virtual de Casos Clínicos de Cuidados em Saúde (Olymhealthcare). Os eventos foram promovidos pelo Gipeef de forma remota, em dezembro de 2021, e reuniram mais 350 participantes e contaram com 80 palestrantes e conferencistas de diversos países.

O livro é organizado pelo professor Ramon Missias-Moreira, líder do Gipeef, que atualmente faz pós-doutorado em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal. A obra conta com prefácio da professora Ana Lúcia Baltazar, coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Coimbra, e divide-se em duas seções. Na primeira encontram-se os estudos desenvolvidos em Portugal e na segunda, os trabalhos realizados no Brasil, totalizando 294 páginas de pesquisas realizadas em diversas instituições dos dois países.

As novas obras estão disponíveis para download na página do Gipeef, que já conta com outros e-books publicados e disponíveis ao público. Também podem ser acessadas no acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf.

Gipeef – O grupo realiza trabalhos de pesquisa e de extensão principalmente nos eixos temáticos envolvendo Representações Sociais Contemporâneas, Educação Física, Condições e Processos de Saúde-doença, Atividade Física, Qualidade de Vida, Saúde Mental, Políticas Públicas de Saúde e a grande área da Educação. O Gipeef tem cinco linhas de pesquisa: Representações Sociais, Saúde e Qualidade de Vida; Educação, Contemporaneidade e Representações Sociais; Comunicação, Linguagens e Interdisciplinaridade em Educação Física; Corpo, Gênero e Representações Sociais; e Redes sociais, Identidade, tecnologias digitais e Representações Sociais. Mais informações sobre a atuação do Gipeef podem ser acessadas no site.