Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef) lança e-books com trabalhos apresentados no I Cinpsus

Notícias

Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef) lança e-books com trabalhos apresentados no I Cinpsus

publicado: 13/01/2022 13h43 última modificação: 14/01/2022 09h00
Júlia R. Mendes

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou quatro e-books no campo das Políticas Públicas de Saúde. Os quatro volumes, que tem como título “Internacional Handbook for the Advancement of Public Health Policies", reúnem 113 dos 410 trabalhos apresentados no I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas Públicas de Saúde (Cinpsus). Os e-books, que abordam os mais variados temas dentro da área da saúde e qualidade de vida, foram publicados pela editora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. 

Ao todo são mais de 1580 páginas de texto nos quatro volumes, que apontam reflexões e contribuições sobre a saúde coletiva, saúde pública, atividade física, aspectos psicossociais, saúde mental, condições de saúde, qualidade de vida, política, planejamento, gestão, formação a pesquisa e a intervenção profissional no setor da saúde. As obras abordam experiências vivenciadas em diferentes locais, contextos e países, para gerar uma visão multifacetada das temáticas abordadas, das quais podem derivar novas ideias, tanto para pesquisa quanto para intervenção em saúde.

Apesar das obras serem do mesmo campo, cada volume se desenvolve com um foco específico. O volume um apresenta trabalhos que tratam sobre Política, Planejamento e Gestão em Saúde; o volume dois é composto por trabalhos relacionados à Atividade Física, Condições de Saúde e Qualidade de Vida; já o volume três tem como foco a Educação e Formação Profissional em Saúde; e o volume quatro é composto por trabalhos referentes aos Aspectos Psicossociais e Políticas de Saúde Mental. Todos os volumes estão disponíveis para download gratuito no site do Gipeef. 

Segundo o coordenador do Gipeef Ramon Missias-Moreira, professor do Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf, os e-books não são apenas uma contribuição de qualidade aos estudos e as práticas em saúde, mas também um exemplo de expansão das temáticas e das instituições de pesquisa, com enfoque específico para essa área. “É encorajador ver tantos pesquisadores trabalhando ativamente para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida de nossa população. Numa altura em que toda a humanidade tem sido ameaçada por um vírus, que gerou a pandemia de Covid-19, esperamos que o Cinpsus tenha se constituído como uma lufada de ar fresco no panorama de construção de uma saúde pública universal e da investigação nacional e internacional”, enfatiza. 

O Gipeef contou com a contribuição para a produção dos prefácios de Mauro Virgílio Gomes de Barros, da Universidade de Pernambuco (UPE); Maria Lúcia Silva Servo, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Wilson de Abreu, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP); e Luisa Pedro, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL). Na organização, o grupo de pesquisa contou com a parceria de alguns pesquisadores, como Jorge Mota, da Faculdade de Desporto da Universidade de Porto (FADEUP); Cristina Prudêncio, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto; Clarinda Festas, da Escola Superior de Saúde da Universidade Fernando Pessoa (UFP); e Carlos Sequeira, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). 

O I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas de Saúde (Cinpsus) foi realizado em 2021 pelo Gipeef, com o apoio de pesquisadores e universidades parceiras de outros estados do Brasil, México, Espanha, Portugal e Itália. O evento contou com 410 trabalhos apresentados em português, inglês e espanhol. Para mais informações sobre o Gipeef, acesse o site.