Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Conferência Nacional Desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio acontece em 3 de março

publicado: 05/01/2023 11h20 última modificação: 05/01/2023 11h22
Júlia Mendes

Propor reflexões sobre as principais problemáticas envolvendo a nova configuração do novo Ensino Médio decorrente da reforma da educação promovida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este é o objetivo da I Conferência Nacional Desafios da BNCC e do Novo Ensino Médio, evento organizado pelo Núcleo de Sociologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que acontecerá no dia 3 de março, às 19h. O evento é on-line e gratuito e contará com certificado para os participantes. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de março.

Professores, estudantes da educação básica e universitários, e todas as pessoas interessadas no tema podem se inscrever no site do evento. A conferência contará com a presença de pesquisadores da área de Educação no Brasil e com duas palestras.

A primeira palestra será ministrada pela professora Jaqueline Rabelo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que irá levantar reflexões dos princípios, objetivos, entraves, desafios, limitações e obstáculos que possam tornar a BNCC um avanço para educação no Brasil. Na segunda palestra, ministrada pelo professor Cristiano Bodart, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será abordado o tema “Desafios do Novo Ensino Médio no Brasil”.

Segundo o orientador do Núcleo de Sociologia do Programa Residência Pedagógica Paulo Ramos, professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, debater este assunto é de grande importância. “É uma excelente oportunidade para que professores, estudantes, pesquisadores e todos os interessados possam conhecer um pouco mais, tirar dúvidas e problematizar, junto aos conferencistas convidados, sobre a reforma no Ensino Médio e a BNCC, que são questões polêmicas e sensíveis para o desenvolvimento do Brasil”, pontua.