Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Encontro Negritude Univasfiana realiza rodas de conversa sobre temáticas raciais nesta sexta-feira (29)

publicado: 28/10/2021 13h27 última modificação: 28/10/2021 13h27
Júlia R. Mendes

Para viabilizar um espaço de escuta e fortalecimento da comunidade negra, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Coletivo Pérola Negra, promove mais uma etapa do I Encontro Negritude Univasfiana. O evento promoverá cinco rodas de conversa sobre temáticas raciais, nesta sexta-feira (29), a partir das 14h. As inscrições se encerram hoje (28) e ainda podem ser realizadas gratuitamente, na modalidade de participante, destinada às pessoas negras, e ouvinte, para pessoas não negras. O link da transmissão será enviado para os inscritos.

Estudantes, técnicos e a sociedade negra em geral, além de qualquer pessoa que tenha interesse em contribuir para a promoção da igualdade racial, podem efetuar a inscrição através do site. Os grupos temáticos serão divididos em “Igualdade Racial na Univasf”, “Reserva de vagas para docentes negros: realidade e expectativas”; “Egressos da Univasf”, “Arte afrobrasileira, práticas culturais e educação antirracista” e “Ciências e Negritude”. As conversas serão mediadas pelos integrantes do Coletivo Pérola Negra.

Os grupos irão discutir sobre o movimento negro no ambiente universitário, criação artística de pessoas negras e práticas antirracistas no campo da educação, contribuições de pessoas negras para as ciências, racismo estrutural e institucional, além de relatar as experiências de egressos de alguns dos cursos antigos da Univasf sobre como foi ser um discente negro na instituição.

De acordo com o professor do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) Nilton de Almeida, que é um dos coordenadores do evento e integra o Coletivo Pérola Negra, o encontro almeja um novo tempo na Instituição. “Além da relevância para a dinâmica da Univasf, é uma ação como esta que reforça práticas antirracistas desenvolvidas na nossa Universidade e outras instituições de ensino superior da região, bem como movimentos sociais negros da região, como a Frente Negra do Velho Chico, ampliando e consolidando cada vez mais uma agenda negra que proponha e cobre mudanças efetivas dentro e além da universidade”, destaca.

O Coletivo Pérola Negra é formado por professores, técnicos e estudantes negros da Univasf, que buscam atuar dentro e além do ambiente acadêmico em prol da igualdade racial, consciência negra, combate ao racismo e desenvolvimento de ações afirmativas. Para mais informações sobre o evento, acesse o site.