Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Bonfinense sobre Unidades de Conservação da Natureza acontecerá no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 26/01/2018 15h42 última modificação: 26/01/2018 15h42
Mônica Santos
O evento tem como tema “Criação, manejo e avaliação de efetividade de gestão nas Unidades de Conservação”.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, no dia 2 de fevereiro, o I Seminário Bonfinense sobre Unidades de Conservação da Natureza. O evento acontecerá no auditório do Campus Senhor do Bonfim, das 8h às 12h, e terá como tema “Criação, manejo e avaliação de efetividade de gestão nas Unidades de Conservação”. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

O evento é organizado pelos grupos de pesquisa Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (Gema) e Restauração Ecológica, Conservação e Conectividade (Reconecta). A programação será dirigida por membros do Gema, que irão abordar como se dá a criação, manejo, avaliação de efetividades e metodologias que são usadas para pesquisar as Unidades de Conservação (UC). A iniciativa visa apresentar e discutir o método de avaliação de efetividade que será abordado pelo Gema em sua pesquisa.

Unidades de Conservação são áreas territoriais, protegidas pelo poder público, que possuem características e recursos naturais relevantes que buscam assegurar a representatividade ecológica de populações, habitats e ecossistemas, preservando, assim, o patrimônio biológico existente. O Gema atuará em três UCs da região de Senhor do Bonfim e vai avaliar as UCs de acordo com critérios pré-estabelecidos como ambientais, sociais, econômicos e institucionais.

De acordo com Maria Otávia Crepaldi, professora do Colegiado de Ecologia e organizadora do evento, o objetivo é discutir o melhor método de avaliação que pode ser abordado pelo Grupo de Pesquisa e trazer esta discussão para a academia, envolvendo também o poder público. “Quem não trabalha com UCs não sabe do que se trata. Sendo assim, queremos levantar esse debate na academia, envolvendo as autoridades, a comunidade acadêmica e o público em geral na explanação sobre como manejar essas áreas tão específicas de forma correta”, afirma a professora.