Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II COBEAI reúne pesquisadores e estudantes no Campus Juazeiro até sábado (12)

Notícias

II COBEAI reúne pesquisadores e estudantes no Campus Juazeiro até sábado (12)

publicado: 10/11/2016 15h14 última modificação: 11/11/2016 10h40
Lucas Sobreira
Exibir carrossel de imagens Karen Lima Palestra de abertura do II COBEAI

Palestra de abertura do II COBEAI

Com palestra sobre a importância da Educação Ambiental para as transformações sociais, teve início ontem (9) II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento é realizado junto com o IV Workshop de Educação Ambiental Disciplinar (WEAI) e segue até sábado (12), no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). Promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV), o II COBEAI tem como tema central "Meio ambiente: nosso desafio comum" e discute sustentabilidade, reciclagem, recursos hídricos e educação ambiental. 

O II COBEAI visa promover o intercâmbio, troca de experiências e divulgação de trabalhos desenvolvidos em várias instituições públicas e privadas nacionais. Estão inscritos no evento mais de 800 pesquisadores, professores, estudantes secundaristas e universitários, profissionais e ativistas ambientais de diferentes áreas do conhecimento de todo o Brasil. 

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Jacobi. Para o professor, o evento tem uma grande importância para o fortalecimento das questões ambientais na região e no país. “O PEV que organiza esse evento dialoga muito com a região em que está inserido, refletindo sobre o meio ambiente local. Esse evento é importante, porque o projeto discute o que podemos fazer para ajudar o meio ambiente local e nacional”, disse. 

O professor do Colegiado de Ciências Sociais e um dos organizadores do evento, Paulo Ramos, reforça o sucesso do II COBEAI, que deverá reunir mais de duas mil pessoas nestes quatro dias. “Tivemos inscrições de vários lugares do Brasil, o que nos possibilitará fazer um evento com ricas discussões e trocas de experiência”, afirmou Ramos. 

A estudante de Ciências Biológicas Márcia Costa Alves, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Picos, diz que o evento reflete a preocupação com o futuro do mundo no tocante à questão ambiental. “O evento é importante para discutir essa questão em uma das regiões que mais sofre com as mudanças climáticas e estou somando conhecimento para a minha formação”, comentou. 

Para o estudante do Curso Engenharia Agronômica da Univasf Bruno Souza, o II COBEAI é importante por reunir diversas áreas do conhecimento a fim de discutir soluções para incluir a educação ambiental no ensino brasileiro. “É um evento de extrema importância por se tratar de uma temática muito atual, discutindo desenvolvimento sustentável de uma maneira interdisciplinar e levando a uma formação ambientalmente sustentável”. 

O II COBEAI continua até sábado com diversas atividades, entre elas conferências, apresentações artísticas, minicursos, mesas redondas, oficinas, mostras de vídeos, apresentações de trabalhos e visitas técnicas. A programação completa está disponível no site do evento.