Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologia reabre período de inscrições e submissão de trabalhos

publicado: 19/08/2020 12h15 última modificação: 19/08/2020 12h15
Gersica Brito

A necessidade de divulgar, aprofundar e apropriar-se da Fenomenologia enquanto ciência gerou a criação do Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologia, que este ano promoverá sua 3ª edição nos dias 8, 14, 20 e 21 de outubro. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições e submissões de trabalho podem ser realizadas, gratuitamente, até 25 de agosto.

As inscrições são feitas através do site e o envio de trabalhos deve ser direcionado para o e-mail nepfee.cientifica@gmail.com. A submissão será organizada em duas modalidades, relato de pesquisa e relato de experiência de pesquisa, e poderá ser realizada por profissionais, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e professores de instituições de ensino e pesquisa. Os trabalhos poderão ser apresentados em três eixos temáticos:  Fenomenologia em contextos de saúde; Fenomenologia em contextos de educação; Fenomenologia e corporeidade. De acordo com as normas cada participante poderá enviar até dois resumos como autor principal e, no máximo, quatro  resumos como coautor. Além disso, cada trabalho poderá ter no máximo cinco participantes.

Todas as atividades do III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologia acontecerão de forma online. No primeiro dia, haverá a abertura e a conferência sobre “A Mente Incorporada e a Fenomenologia da Educação em tempos da Covid-19”. Nos outros dias, além de conferências de diversos temas, a programação contará com os “Encontros (In)flexivos”, que são como rodas de conversa, oficinas, mesas e apresentações de trabalhos. Serão cinco oficinas e entre os temas destacam-se: Incursões metodológicas em fenomenologia e práticas de movimento; Pesquisa formação; Pesquisa interventiva e Cartografia.

Esta edição do evento inicialmente aconteceria em abril de 2020, mas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus precisou ser reformulada. A professora do Colegiado de Psicologia e coordenadora do evento Erika Epiphanio ressalta que as pessoas que se inscreveram em fevereiro precisarão se inscrever novamente, porém os trabalhos já submetidos e aprovados não precisarão ser submetidos novamente.

Além disso, a professora explica que espaçar os dias do evento foi uma maneira encontrada para tornar o Ciclo mais eficaz para os participantes. “Devido ao longo tempo de isolamento social, percebemos que seria importante retomar o evento para dar sequência ao planejado, adaptando-o a uma nova realidade. É importante destacar que pelo fato de o evento ter se tornado virtual, possibilitou a participação de pessoas de outras localidades e novos convidados”, finaliza.