Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Seminário Política, Cultura e Ambiente estão abertas

Inscrições para Seminário Política, Cultura e Ambiente estão abertas

publicado: 18/08/2021 11h00 última modificação: 18/08/2021 11h00
Júlia R. Mendes

Com o intuito de reunir pesquisadores atentos ao estudo das relações políticas, culturais e ambientais do semiárido brasileiro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o Seminário Política, Cultura e Ambiente. O evento será realizado no período de 1º a 3 de setembro, a partir das 14h, pelo canal do Colegiado de Antropologia no YouTube. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 30 de agosto.

O seminário é aberto ao público em geral. Os interessados em participar podem realizar as inscrições gratuitamente através do preenchimento de um formulário on-line. Esta primeira edição irá dispor de mesas redondas, que irão abordar pesquisas relacionadas aos problemas éticos, metodológicos e teóricos da Antropologia, incentivando incursões em diversas tradições das Ciências Humanas e Sociais.

O evento é organizado por docentes dos campi Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), da Univasf, com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os debates contarão com a participação de professores dos Colegiados de Administração, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Antropologia, Ciências Sociais, Engenharia Civil e Psicologia, além de antropólogos das instituições parceiras.

De acordo com a professora do Colegiado de Antropologia da Univasf, Natacha Simei Leal, que faz parte da comissão organizadora, o seminário tem como meta fortalecer as pesquisas em humanidades na Univasf e estabelecer um diálogo mais denso entre docentes de diversos campi que trabalham com temas afins. “Entendemos que o semiárido, onde a Univasf está localizada, foi muito menos estudado, social e etnograficamente, quando comparado com outras regiões brasileiras. Há uma série de aspectos culturais, materiais, arquitetônicos, demográficos, econômicos e políticos sobre esta região que merecem uma análise crítica das Ciências Humanas”, salienta.

A programação detalhada do Seminário Política, Cultura e Ambiente está disponível no site do Colegiado de Antropologia (CANT).