Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Internacionalização da educação superior foi discutida em encontro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

Notícias

Internacionalização da educação superior foi discutida em encontro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

publicado: 30/11/2017 14h39 última modificação: 30/11/2017 14h39
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou este ano, pela primeira vez de forma ativa, da X Assembleia Geral e do IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Estes eventos aconteceram entre os dias 23 e 27 de outubro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT) e tiveram como tema central “Internacionalização da Educação Superior no Contexto de Mudanças Políticas e Econômicas Mundiais”. O GCUB é uma associação de dirigentes universitários que tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional, por meio de programas de mobilidade de docentes e discentes.

Na reunião, foram discutidas questões relacionadas às mudanças recentes nas políticas para concessão de vistos e permanência em países da Europa, além dos esforços das instituições e governos para a promoção da internacionalização das universidades, tendo a pesquisa e a pós-graduação como principais agentes. Foi ressaltada também a importância da cooperação internacional entre os países no desenvolvimento de pesquisas focadas em soluções de problemas em comum.

Durante o evento, houve sete seções plenárias e quatro seções paralelas que discutiram aspectos operacionais do processo de internacionalização do ensino superior, como boas práticas em tempos de crise; modelos para viabilização de intercâmbio de pesquisadores; pesquisas conjuntas impactantes para o bem-estar social; papel dos organismos internacionais no apoio à cooperação entre as universidades; circulação de pessoas no contexto da mobilidade estudantil internacional; experiências regionais em internacionalização universitária; cooperativismo internacional em pesquisa e inovação; e as múltiplas dimensões da internacionalização universitária.

O assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho, representou a Univasf no evento e atuou como relator em uma seção paralela que teve como temática “Grupo I – Cidades e comunidades sustentáveis”. Ele frisa que esta foi a primeira participação ativa da Univasf em um evento do GCUB, desde que a instituição se tornou membro do grupo, em outubro de 2016.

De acordo com Coêlho, os projetos da Univasf em conjunto com as demais universidades terão mais impacto perante a comunidade científica internacional, dada a credibilidade associada às instituições membros desse grupo. Ele destaca que a Univasf e o GCUB estão prestes a firmar um termo de cooperação técnica a fim de que haja participação formal de membros da comunidade acadêmica nos programas de mobilidade proporcionados pelo GCUB, a exemplo de intercâmbio de estudantes e capacitação de servidores em universidades da União Europeia, América do Sul e Caribe. O objetivo é promover a integração interinstitucional e internacional por meio de projetos e programas de cooperação, além da organização e apoio a eventos institucionais.

“Ingressar no GCUB representa um enorme passo no processo de internacionalização das atividades por dar acesso a programas de mobilidade que envolvem países da América Latina, do Caribe e da União Europeia, além do acesso a apoio de patrocinadores, colaboradores e parceiros estrangeiros, como órgãos governamentais, organizações internacionais e outras redes universitárias atuantes no contexto da Educação Internacional de Nível Superior”, afirma Coêlho.