Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Judocas de projeto da Univasf conquistam medalhas nas regionais do Campeonato Nacional

publicado: 05/05/2017 12h00 última modificação: 05/05/2017 12h04
Mônica Santos

O projeto de extensão de Treinos de Judô e Jiu-Jitsu para a Comunidade, oferecido pelo Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vem gerando frutos. Quatro dos oito atletas que integram a turma de alto rendimento do projeto foram os únicos representantes de Juazeiro e Petrolina nas etapas regionais do Campeonato Nacional de Judô, realizadas em abril, e todos voltaram com medalhas. Os atletas conquistaram uma medalha de prata e três de bronze.

A judoca Jéssica de Sá ficou com a medalha de prata na categoria peso médio - até 70 quilos; e as atletas Cintia Silva e Tatiane dos Santos conquistaram bronze, nas categorias peso meio-médio - até 63 quilos e Sub 18 peso leve – até 52 quilos, respectivamente. A seletiva aconteceu nos dias 22 e 23 de abril, em Aracaju (SE), e reuniu atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O  judoca Mikael Caldas ficou com a medalha de bronze, na categoria peso ligeiro – até 60 quilos, na regional que contou com representantes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A competição aconteceu nos dias 8 e 9 de abril, em Vitória (ES).

Os quatro judocas irão para a próxima fase da competição, a etapa nacional, que acontecerá em novembro no Centro Pan Americano, em Salvador (BA). O coordenador do projeto, professor Luiz Maduro, destaca a relevância do resultado para o projeto e para a região. “Quatro pessoas foram para uma competição importante e todas voltaram com medalhas. Esta é a primeira vez que isto acontece e nos prova que estamos no caminho certo”, comemora.

Já para os atletas, essa foi uma oportunidade de mostrar que é possível ter um alto rendimento mesmo treinando no interior e que servir de exemplo para a comunidade é muito importante. “Eu, que sou professor, quando saio para competir já incentivo meus alunos. E quando volto com medalhas é ainda mais importante para que eles vejam que também podem conseguir”, afirma Caldas, que é formado em Educação Física pela Univasf.

O projeto - Realizado desde 2014 sob a orientação do professor Maduro, o projeto de extensão trabalha com duas vertentes: para pessoas que querem iniciar no esporte, buscando melhorar a saúde, e para atletas que buscam um alto rendimento, com treinos que visam às competições e à profissionalização. Além disso, o professor Maduro tem planos de implantar outra vertente no projeto, o judô para deficientes visuais, seu desejo, com isso, é ajudar a comunidade e trazer mais medalhas para a região.