Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada (Leba) é inaugurado no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 11/03/2020 14h40 última modificação: 11/03/2020 14h40
Renata Freitas

O Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada (Leba) foi construído com a estrutura de dois contêineres.

A estudante de Ecologia Bianca Santana Dias Nascimento, seus colegas discentes e os docentes do Campus Senhor do Bonfim, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), contam, a partir de agora, com uma nova estrutura que possibilitará algumas facilidades para a realização de pesquisas e atividades de ensino e extensão. Inaugurado ontem (10), o Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada (Leba), construído com a estrutura de dois contêineres, proporciona mais espaço e organização para estudos e armazenamento de materiais coletados em campo pelos pesquisadores. A inauguração do Leba, realizada no início da tarde, reuniu a comunidade acadêmica do Campus.

Estiveram presentes à inauguração do novo laboratório o reitor Julianeli Tolentino de Lima; o vice-reitor Telio Nobre Leite; o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro; e a secretária Municipal de Educação, Cristiane Maio. Também participaram o prefeito Universitário José Edilson dos Santos; a coordenadora do curso de Ecologia, Claudine Gonçalves de Oliveira; e o coordenador do Leba, o professor Jhonathan de Oliveira Silva, além de docentes, discentes e Técnico-Administrativos em Educação.

Desenvolvido pela Assessoria de Infraestrutura (Infra) e executado pelo Departamento de Manutenção (Deman) da Prefeitura Universitária, o Leba recebeu R$ 94 mil em recursos para ficar pronto. O laboratório tem área total de 30 metros quadrados e toda a estrutura de água, esgoto, energia, climatização e internet, além de armários e bancadas necessários para a realização das atividades acadêmicas.

Esta estrutura permitiu a Bianca ampliar a pesquisa de iniciação científica que está   desenvolvendo sobre o licuri (Syagrus coronata), uma palmeira presente na Caatinga, cuja fruta é muito utilizada na produção de doces, alimentos para animais, óleo comestível e biodiesel e suas folhas são usadas na produção de artesanato e utilidades domésticas. O trabalho da estudante de Antônio Gonçalves (BA), que está no 7º período de Ecologia, estuda a predação do besouro da espécie Paquimeros nucleorum e a dinâmica de população do licuri na Caatinga e em áreas de pastagens. A ideia inicial era trabalhar com a presença do licuri em uma região. Agora, a pesquisa irá focar em um total de quatro regiões da Caatinga.

“A gente faz muita coleta em campo e precisa de muito espaço para organizar as amostras. O laboratório vai facilitar nosso estudo, porque quanto maior a amostra mais embasados serão os resultados da pesquisa”, disse a estudante. A pesquisa também deverá ser a base do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a ser elaborado no próximo semestre.

A estudante Bianca irá desenvolver sua pesquisa sobre o Licuri no novo laboratório.

Além da pesquisa de Bianca, orientada pelo professor Jhonathan de Oliveira Silva, outros estudos desenvolvidos por pesquisadores do Campus Senhor do Bonfim utilizarão o Leba para suas atividades. “O laboratório servirá de apoio e subsidiará as atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na pós-graduação também”, observou o docente.

Para a coordenadora do curso de Ecologia, Claudine Gonçalves Oliveira, o Lebo chegou em boa hora. “O laboratório surgiu como uma demanda do curso e muitos dos nossos estudantes estão na reta final da graduação. Eles terão, a partir de agora, um ambiente mais confortável e voltado para a pesquisa, onde poderão desenvolver suas atividades”, comentou.

O prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, lembrou a fundação do Campus da Univasf na cidade e ressaltou a importância do Leba. “O novo laboratório vai melhorar o conhecimento de pesquisadores e alunos. Não se transforma a sociedade se não for dada a oportunidade de conhecer algo diferente”, afirmou.

O reitor Julianeli Tolentino de Lima destacou que o Leba será relevante para a formação dos estudantes dos cursos de Ecologia, Geografia e Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim. “Com este laboratório, os nossos pesquisadores terão mais possibilidades de ampliar suas pesquisas e se dedicar à formação acadêmico-científica”, disse. Para o reitor, a nova estrutura oferecida pela Univasf poderá ser um diferencial na vida dos estudantes, no sentido de continuar buscando o aprimoramento de seus estudos, e também um incentivo a mais para o desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão no campus.