Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Preservação Patrimonial da Univasf lança dois E-books e finaliza coleção “Arqueologia e Patrimônio”

publicado: 22/12/2021 14h56 última modificação: 22/12/2021 14h56
Júlia R. Mendes

O Laboratório de Preservação Patrimonial (Lapa), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou dois e-books que finalizam a coleção “Arqueologia e Patrimônio”. Os lançamentos são realizados com o apoio do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPArque). A coleção tem como intuito dar visibilidade para pesquisas, ensaios e experimentação de discentes e pesquisadores da área. Os volumes II, que tem como título “Arqueologias Históricas e Patrimônios”, e III, de título “Transcendisciplinaridades, Patrimônios e Problemas Contemporâneos”, apresentam artigos que extrapolam as fronteiras disciplinares da Arqueologia.

As obras são compostas por parte dos trabalhos discutidos durante o 1º Simpósio de Arqueologia e Patrimônio do Lapa, que ocorreu em maio de 2019, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O volume II é composto por dez artigos voltados para conexões entre experiências de Arqueologias Históricas e Patrimônios, considerando uma diversidade de materialidades e contextos temporais. Já o volume III “Arqueologia e Patrimônio: Transdisciplinaridades, Patrimônios e Problemas Contemporâneos”, também formado por dez artigos, apresenta ao leitor textos relacionados com os processos de produção de conhecimento em Arqueologia, processos de patrimonialização, o trabalho com a memória e algumas implicações políticas. Os novos volumes podem ser encontrados gratuitamente no site do PParque.

De acordo com o coordenador do Lapa e professor do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, Leandro Mageste, a ideia de publicação na forma de e-book surgiu no simpósio. “O projeto foi ganhando forma durante a pandemia, de modo que é uma felicidade imensa de nossa parte conseguir concretizar o plano de publicação traçado”. Mageste ressalta que o projeto só pôde ser realizado por conta do interesse e participação dos colegas que contribuíram com a obra.

Em dezembro de 2020, o Lapa lançou o volume I, intitulado “Experiências, Métodos e Teorias”, com oito artigos que enfocaram os recortes teóricos e procedimentos metodológicos empregados. A obra apresenta exemplos de análises paisagísticas e paleoambientais de diferentes áreas do país, para problematizar questões associadas à identidade, tecnologia, conservação, entre outras.

Mageste conta que o Lapa visualiza os e-books como uma forma de facilitar a circulação das ideias apresentadas, fomentando novos diálogos em relação às temáticas abordadas. “As obras marcam também a configuração do Campus Serra da Capivara como centro de discussão teórica e metodológica qualificada, articulando uma produção científica local com perspectivas que vêm sendo sedimentadas em outros contextos”, pontua. A coleção completa está disponível no site do PPArque.