Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório Farmacotécnico Hospitalar da Univasf e do HU produz álcool etílico 70% líquido para contribuir com a prevenção à Covid-19

publicado: 02/04/2020 11h10 última modificação: 02/04/2020 11h10
Renata Freitas

Resultado do primeiro dia de atividades do Laboratório Farmacotécnico Hospitalar

As atividades do Laboratório Farmacotécnico Hospitalar, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), iniciaram na última terça-feira (31) com a produção de 120 litros de álcool etílico 70% líquido. O produto será destinado a abastecer o HU e outras unidades de saúde de referência no atendimento a pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A iniciativa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde das duas cidades e do próprio HU, que estão disponibilizando os insumos necessários para a manipulação do produto.

Mais novo laboratório da Univasf, o Laboratório Farmacotécnico Hospitalar foi estruturado em tempo recorde, com a participação de professores e técnicos do Colegiado de Farmácia (CFARM), profissionais e gestores da Univasf e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o intuito de contribuir para diminuir a disseminação do novo coronavírus na região. O laboratório está localizado na Policlínica do HU-Univasf, no Campus Sede da Universidade, em Petrolina, e conta com uma equipe formada por 30 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, egressos e docentes de Farmácia e técnicos-administativos em Educação, que atuam de forma voluntária, sob a coordenação da professora do Colegiado de Farmácia, Joyce Kelly Marinheiro. A gestão do laboratório também é composta por um representante técnico e um representante da Ebserh.

Inicialmente, o laboratório atuará no preparo e fracionamento de álcool a 70% líquido, mas a expectativa é de diversificar a produção com a manipulação também de álcool em gel e de sabonetes antissépticos. De acordo com a professora Joyce, a manipulação destes outros produtos depende da disponibilidade de insumos, alguns dos quais sem estoque nas distribuidoras, no momento.

A produção do álcool etílico 70% líquido é feita a partir da diluição de álcool etílico em concentrações mais elevadas (99,5° INPN ou 96° GL) com água purificada. Em seguida, o produto segue para a análise no setor de controle de qualidade do laboratório, é engarrafado, rotulado e armazenado até seguir para o HU-Univasf e as secretarias de saúde dos municípios parceiros. O coordenador do Colegiado de Farmácia, professor Daniel Tenório, frisa que são muitos os cuidados necessários para evitar a contaminação do produto. “O processo de manipulação do álcool requer local adequado, pessoal qualificado e com equipamentos de proteção individual e um controle rígido e constante da qualidade do produto, para evitar impurezas e contaminação”, afirma.

A professora Joyce Marinheiro destaca que, além de fornecer o álcool produzido na Universidade para as unidades de saúde, o laboratório possibilita aos estudantes da Univasf uma vivência muito relevante para sua formação profissional. “Nossos estudantes e egressos estão vivenciando uma situação de emergência numa pandemia real, com a qual nós estamos podendo contribuir de fato para o controle da disseminação do vírus. É um processo de formação completo que eles não conseguiriam experimentar, nem mesmo nas aulas práticas”, observa.

Doação de Recipientes – A produção do álcool etílico 70% também depende de recipientes adequados para seu armazenamento. Por isso, a equipe do Laboratório Farmacotécnico Hospitalar solicita que toda a comunidade participe com a doação de embalagens plásticas de 1, 5 ou 10 litros (garrafas pet ou semelhantes), preferencialmente sem uso anterior ou que tenham sido usadas apenas para armazenar álcool ou água. Garrafas de suco ou refrigerante não podem ser utilizadas por conterem resíduos de odor que permanecem na embalagem mesmo após higienização. A entrega das doações deve ser agendada pelo telefone (87) 99817-6433. O professor Daniel Tenório reforça que a participação da população com as doações de recipientes será muito relevante para as atividades do laboratório.