Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Dermatologia da Univasf discute sobre câncer de pele no podcast Além da Pele

Notícias

Liga Acadêmica de Dermatologia da Univasf discute sobre câncer de pele no podcast Além da Pele

publicado: 12/01/2022 12h51 última modificação: 12/01/2022 12h55
Júlia R. Mendes

Você sabia que o câncer de pele não melanoma é o câncer mais comum no Brasil? Esse tipo representa 33% de todos os casos no país. Para disseminar informações e esclarecer dúvidas, a doença é pauta do novo episódio do “Além da Pele”, podcast produzido pela Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O episódio “Dezembro Laranja – Câncer de pele” tem o objetivo de conscientizar e alertar a população acerca da neoplasia mais frequente nos brasileiros e apresentar seus fatores de risco e proteção. A edição já está disponível nas plataformas digitais.

O convidado do sexto episódio é o médico dermatologista Itamar Santos, professor do Colegiado de Medicina da Univasf e coordenador da Laderme. Na edição, o professor e os componentes da liga acadêmica falam sobre os sinais que podem apontar para um câncer de pele; como o sol interfere na formação dos cânceres; fatores de risco e proteção; bronzeamento artificial; como escolher um protetor solar; a relevância do uso de protetor solar por pessoas de pele mais escura e muito mais. Os ouvintes podem encontrar este e os demais episódios do Além da Pele nas plataformas Spotify, Anchor, Gloogle Podcasts, RadioPublic, Pocket Casts e Breaker.

O tema foi escolhido devido ao “Dezembro Laranja”, uma campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Além do episódio, no mês de dezembro os ligantes da Laderme, juntamente dos professores da disciplina de dermatologia da Univasf e profissionais voluntários da SBD, realizaram atendimentos de rastreio para o combate ao câncer de pele. A ação “Dezembro Laranja – mutirão de rastreio de câncer de pele”, foi realizada na policlínica, em Petrolina (PE), contemplando 168 pessoas. 

O próximo episódio do Além da Pele está previsto para ser lançado no decorrer do mês de janeiro e terá um diferencial dos anteriores. Os estudantes irão tratar sobre a parte estética da dermatologia, abordando sobre o preenchimento facial. A Laderme aceita sugestões de temas. Os ouvintes podem mandar suas sugestões de pauta para o Instagram da liga.