Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia (Lasbtech) da Univasf realiza a 3ª edição do evento “Ciência no Parque”

Notícias

Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia (Lasbtech) da Univasf realiza a 3ª edição do evento “Ciência no Parque”

publicado: 03/10/2025 10h39 última modificação: 03/10/2025 10h39

Ampliar o alcance e a compreensão do conhecimento científico produzido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promovendo sua integração com a sociedade. Esse é o objetivo central do evento Ciência no Parque, organizado pela Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia (Lasbtech), que chega à sua terceira edição com a proposta de aproximar a comunidade das práticas acadêmicas e valorizar o papel das instituições de ensino no desenvolvimento coletivo. O evento, aberto ao público, será realizado no dia 25 de outubro, das 8h às 20h, na Arena 2 do Parque Josepha Coelho, em Petrolina (PE).

A atividade se destaca por incentivar a troca de saberes entre universidade e sociedade, evidenciando as contribuições das Ligas Acadêmicas e dos Laboratórios da Univasf. Nesta edição, o público poderá visitar 17 estandes de exposição, que contarão com microscópios, lupas, banners, modelos didáticos, experimentos e materiais biológicos, tornando a experiência mais interativa e acessível.

O Ciência no Parque vem se consolidando como um espaço de diálogo entre ciência e comunidade, integrando ações virtuais e presenciais e aproximando ainda mais a produção científica da vida cotidiana. Segundo a estudante do curso de Ciências Biológicas Vanessa Lorrane Souza Nascimento, presidente da Lasbtech, os resultados das edições anteriores demonstram que levar o conhecimento científico para além dos muros da universidade pode estimular o pensamento crítico e engajar a sociedade de maneira envolvente. “Independente da idade ou do nível de escolaridade, o evento garante a todos acesso a informações que desmistificam mitos e contribuem para melhores práticas no cotidiano”, ressalta.

Vanessa Lorrane também enfatiza que a participação dos discentes em eventos como o Ciência no Parque contribui diretamente para sua formação acadêmica. “Os estudantes desenvolvem habilidades práticas, comunicativas e de organização, além de exercitarem o protagonismo estudantil. Ao levar o conhecimento científico à comunidade de forma acessível, eles fortalecem o vínculo entre universidade e sociedade por meio da extensão universitária”, destaca.