Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Marca da Univasf é aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Marca da Univasf é aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial

publicado: 22/05/2020 17h09 última modificação: 22/05/2020 17h09
Renata Freitas

O registro da marca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi aprovado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O deferimento do pedido de registro foi divulgado na Revista Eletrônica da Propriedade Industrial – 2576, de 19 de maio de 2020. Com a aprovação, a marca da instituição passa a ser propriedade exclusiva da Univasf e seu uso torna-se protegido.

O processo de registro de uma marca inclui a análise da liceidade, veracidade, distintividade e disponibilidade do sinal requerido como marca. Os trâmites realizados pelo INPI envolvem também buscas de anterioridade, exame de eventuais oposições, manifestação do requerente e demais documentos apresentados. O certificado de registro da marca é concedido após a comprovação do pagamento das taxas exigidas. O pedido de registro foi feito junto ao INPI pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, em 11 de novembro de 2019.

Lançada em outubro de 2019, mês em que a Univasf completou 15 anos de atividades acadêmicas, a nova marca oficial da instituição foi desenvolvida pela Comissão de Estudo e Elaboração da Marca da Univasf e do Manual de Identidade Visual, formada por cinco servidores e uma estudante de Artes Visuais. A Comissão foi designada com o objetivo de cumprir um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025) da Univasf, sob o tema estratégico: Gestão Universitária – Ascom, proposto pela Assessoria de Comunicação.

A professora do Colegiado de Artes Visuais, Inês Regina Barbosa de Argôlo, que fez parte da comissão, explica que o registro no INPI garante que agora a marca é propriedade exclusiva da Instituição Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Antes de registrada, qualquer indivíduo poderia se apropriar da marca e usá-la como bem entendesse. Por isso, essa é uma grande conquista para nós. Podemos ficar tranquilos e ter certeza que a marca da instituição não será apropriada sem autorização, aplicada ou utilizada em situações indevidas”, diz.

Além disso, de acordo com Inês, não há o risco de outra instituição, da área educacional ou não, registrar uma marca parecida, o que poderia gerar confusão entre as pessoas. “O registro da marca também assegura essa exclusividade. Marca registrada é uma vitória, pois garante segurança, exclusividade e propriedade”, conclui.

A diretora do NIT, Vivianni Marques, destaca que a marca representa a identidade de uma organização e seu registro é muito importante. “A marca faz uma representação visual da Univasf, associando-a a características intangíveis relacionadas à sua capacidade de produção, inovação etc., e até mesmo à sua capacidade de agregar ‘admiração’ e ‘preferência’”, observa.

Vivianni ressalta que o registro também evita usos não autorizados, principalmente, aqueles que promovam distorções ou alterações na marca, sem a devida autorização da ICT. Ela lembra que a marca do NIT da Univasf foi a primeira requerida pela instituição e foi deferida no dia 26 de fevereiro de 2019.

A marca da Univasf foi lançada juntamente com o Manual de Identidade Visual. Ambos estão disponíveis para download no menu do cabeçalho na capa do portal institucional e na página da Comunicação.