Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrículas para semestre 2020.3 da Univasf acontecem de 5 a 8 de setembro

Notícias

Matrículas para semestre 2020.3 da Univasf acontecem de 5 a 8 de setembro

publicado: 04/09/2020 10h33 última modificação: 04/09/2020 11h11
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início neste sábado (5) ao período de matrícula para o semestre letivo suplementar 2020.3 dos cursos de graduação presenciais. A matrícula é facultativa para os discentes e poderá ser feita até terça-feira (8) pelo Sig@. Poderão se matricular todos os estudantes que tinham vínculo com a instituição no semestre letivo 2020.1, mesmo aqueles que não estavam cursando componentes curriculares.

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Univasf disponibilizou no Portal do Estudante material de apoio com vídeo, orientações gerais e calendário de matrícula para ajudar os discentes a realizar o procedimento. De acordo com a SRCA, há aproximadamente 6.395 estudantes dos cursos de graduação presenciais com vínculo com a instituição e que estão aptos a se matricular no semestre 2020.3. “O estudante que fez apenas a matrícula vínculo e não cursou componentes em 2020.1 também pode se matricular para o período suplementar”, frisa o secretário de Registro e Controle Acadêmico, Marcelo Faria.

Serão ofertadas disciplinas obrigatórias, optativas, eletivas e Núcleos Temáticos (NTs). Marcelo Faria enfatiza que, ao escolher os componentes curriculares, o estudante deve observar os pré e co-requisitos exigidos. Os discentes poderão compor sua carga horária com até 40 horas de atividades por semana. Todas as atividades serão ministradas remotamente e poderão ser realizadas de forma síncrona, assíncrona ou mesclando as duas modalidades.

“Algumas disciplinas que têm parte teórica e prática tiveram sua carga horária desmembrada para possibilitar aos estudantes cursar a parte teórica agora e a prática depois. Esses componentes desmembrados receberam códigos específicos que permitirão essa junção futura e o completo aproveitamento da carga horária pelo aluno”, explica Faria. O secretário informa ainda que o estudante poderá cancelar o componente curricular para o qual se matriculou no semestre suplementar a qualquer momento, sem prejuízo para seu histórico e terá as horas efetivamente cursadas aproveitadas na forma de carga horária complementar.

Cursos de segunda entrada – Marcelo Faria esclarece que os estudantes classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 para os cursos presenciais de graduação da Univasf com segunda entrada já foram matriculados. Entretanto, ainda irão começar o curso no semestre letivo 2020.2, que só terá início após o encerramento do semestre letivo regular 2020.1, suspenso em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Estes estudantes devem aguardar a retomada das atividades presenciais, com o prosseguimento e a conclusão do semestre 2020.1, para o posterior início do semestre letivo 2020.2”, frisa o secretário.

Faria ressalta que este é um momento importante na retomada das atividades acadêmicas da Univasf. “A implantação do calendário suplementar é um grande desafio que estamos vivenciando. Apesar de estarmos num mundo tecnológico estamos aprendendo a conviver com as novas tecnologias de aprendizagem para ministrar as atividades acadêmicas e reduzir os prejuízos para os estudantes”, finaliza.

O período letivo suplementar da Univasf foi aprovado por meio da Resolução Nº 14/2020, do Conselho Universitário (Conuni), na reunião extraordinária de 13 de agosto. Conforme o Calendário Acadêmico de 2020.3, as atividades letivas serão realizadas de 14 de setembro a 23 de dezembro de 2020. O cronograma de matrícula do semestre suplementar também está disponível abaixo. Também está disponível abaixo um FAQ com as principais dúvidas sobre a matrícula no semestre 2020.3.

Cronograma da matrícula 2020.3:

Período de matrícula – 5 a 8 de setembro de 2020

Ajuste de Oferta pelas Coordenações de Curso – 9 e 10 de setembro de 2020

Resultado das matrículas realizadas – 11 de setembro de 2020

Início das atividades acadêmicas remotas – 14 de setembro de 2020

 

FAQ

Estou matriculado(a) no semestre 2020.1 em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio. Devo me matricular nestes mesmos componentes no período 2020.3?

Não é necessário se matricular no semestre 2020.3. Estes estudantes devem concluir as atividades mantendo o vínculo com o semestre 2020.1. Quando finalizarem as atividades poderão solicitar a integralização dos créditos e a posterior colação de grau. Há as exceções, como no curso de Medicina do Campus Paulo Afonso, onde o colegiado optou por sugerir que os discentes cumpram o internato em 2020.3 para dar prosseguimento no componente sequencial na retomada do semestre letivo 2020.1. Em caso de dúvida, entre em contato com o colegiado do seu curso.

 

É necessário fazer a matrícula também em atividades extracurriculares de ensino, extensão e pesquisa?

Não haverá atividades extracurriculares disponíveis para matrícula pelo Sig@. Estas atividades serão ofertadas pelos docentes ao longo do semestre letivo suplementar e terão sua carga horária certificada como atividades extracurriculares, por meio das pró-reitorias de Ensino (Proen), de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI).

 

Qual o prazo para cancelar componentes curriculares no semestre 2020.3?

Não há prazo determinado para o cancelamento de matrícula no semestre suplementar. O próprio estudante pode solicitar o cancelamento a qualquer momento, sem qualquer ônus.

 

Haverá auxílio para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica cursarem o semestre 2020.3?

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) lançou o edital do Processo Simplificado Emergencial de Apoio à Inclusão Digital para estudantes que estiverem regularmente matriculados no período letivo suplementar 2020.3. As inscrições serão realizadas de 8 a 13 de setembro, pelo Sistema do Programa de Assistência Estudantil (PAE). Mais detalhes estão disponíveis na página da Proae e no edital.

 

O semestre 2020.1 será cancelado?

O semestre 2020.1 permanece suspenso por tempo indeterminado, conforme as Decisões Nº 13/2020  e Nº 18/2020 do Conselho Universitário, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

 

Estou matriculado(a) para um curso de segunda entrada e vou ingressar no semestre 2020.2, que estava previsto para começar em agosto, antes da pandemia. Posso me matricular no semestre letivo suplementar 2020.3 e participar das atividades remotas?

Não. Poderão se matricular no semestre 2020.3 apenas os estudantes que tinham vínculo com a Univasf no semestre 2020.1.

 

Quando começará o semestre 2020.2?

Não há previsão para o início do semestre letivo regular 2020.2.