Notícias
MCTI tem reunião para desenvolver projetos no Vale do São Francisco
Encontro para aproximação com universidade da região tem o objetivo de aprimorar as atividades conjuntas no semiárido brasileiro
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou nesta quinta-feira (7) de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes Neves. O objetivo do encontro é aproximar as atividades da universidade às do governo federal, por meio do MCTI no desenvolvimento de tecnologias e soluções para o semiárido.
“A Univasf atua em todo o semiárido nordestino, enquanto outras universidades atuam principalmente no entorno das capitais, então por que não ter um olhar diferenciado para a Univasf?”, questiona o reitor. “São poucas universidades que atuam no interior e nós já estamos lá e temos muito a fazer para desenvolver a região, que é muito grande”.
O reitor apresentou algumas iniciativas da Univasf e sugeriu que o ministério também possa propor demandas para a universidade. O ministro Paulo Alvim sugeriu maior aproximação da instituição às unidades vinculadas do MCTI com atuação na região Nordeste, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) e o Centro Tecnológico do Nordeste (CETENE/MCTI).
“Essas duas unidades desenvolvem projetos e atividades que podem ser feitos em cooperação com a universidade”, ressaltou o ministro. “Minha sugestão é que vocês façam uma visita a essas unidades e preparem um acordo de cooperação, que vai facilitar muito a interação com o ministério”. Da mesma maneira, o ministro propôs uma visita técnica do MCTI para conhecer melhor a estrutura e as atividades da Univasf.
Como tema de interesse da universidade, também foram destacados os editais lançados pela FINEP/MCTI, na área de ambientes de inovação, para fab labs e centros de inovação, além da chamada para ambientes controlados e salas limpas.