Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Agronomia – Produção Vegetal da Univasf realiza processo seletivo complementar 2023

publicado: 26/12/2022 09h11 última modificação: 26/12/2022 09h11
Júlia Mendes

O card tem como fundo uma foto esmaecida de folhas. No canto esquerdo há uma faixa dourada em formado de “C” contornando 10 fotos, no formato redondo, que rodeiam as informações do card. Nas fotos podem ser encontradas folhagens, manga, uva, melancia, células, plantas e insetos. No cabeçalho, há o título “Mestrado em Agronomia – Produção Vegetal” e abaixo há os dizeres “Programa de Pós-Graduação” seguido por “Universidade Federal do Vale do São Francisco” em caixa alta, todas as frases em fonte preta. Abaixo do nome “Universidade Federal do Vale do São Francisco” está a frase “Processo Seletivo 2023.1 Complementar”, escrito em fonte vermelha sob uma faixa verde claro. Centralizado no card há informações sobre o processo seletivo escritas em fonte preta. Primeiramente, a frase “Público alvo” em caixa alta. Abaixo há os dizeres “Graduação em Engenharia Agronômica, Eng. Agrícola, Eng. Florestal, Biologia, Zootecnia e Áreas Afins”. Após essa informação, está a frase “Áreas de atuação” em caixa alta, seguida pelas informações “Citogenética e Biotecnologia, Entomologia Agrícola, Fertilidade do Solo, Fisiologia Pós-Colheita, Fisiologia Vegetal, Floricultura e Plantas Ornamentais, Fruticultura Tropical, Melhoramento de Plantas, Microbiologia do Solo e Solos”. Em seguida, consta “Inscrições até 22/11/2022” e “Mais informações”. No rodapé, estão as informações de contato “website: www.producaovegetal.univasf.edu.br”, “e-mail: producaovegetal@univasf.edu.br” e “fone: (87) 2101-4869”. No canto inferior esquerdo está a logo da Univasf. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza seleção complementar para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PPGA-PV), em nível de mestrado, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. Podem participar portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas ou áreas relacionadas. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (26) e podem ser realizadas até 23 de janeiro de 2023.

Conforme o Edital Nº 34/2022, que está disponível no site do PPGA-PV, as inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário on-linePara esta seleção foram disponibilizadas dez vagas, sendo sete para ampla concorrência; duas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD), e uma vaga para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf. Os documentos para efetivar a inscrição estão listados no edital.

O processo seletivo irá englobar três etapas: prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, prova de inglês e análise do currículo e histórico do candidato. A prova de conhecimentos gerais e específicos é de caráter eliminatório, já a de inglês é classificatória. As provas serão realizadas no dia 3 de fevereiro de 2023, no bloco de salas de aula do Campus Sede, em Petrolina. As análises serão realizadas de acordo com o barema (Anexo IV) disponível no edital. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 28 de fevereiro de 2023, na secretaria do PPGA-PV e no site do programa. As aulas estão previstas para iniciar em março de 2023. O cronograma completo está disponível no edital.

Avaliado com conceito 4 na última Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos em condições de campo, ambiente protegido ou laboratório. O mestrado tem duas linhas de pesquisa: “Produção, manejo e pós-colheita” e “Recursos Genéticos, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia”. Mais informações sobre o PPGA-PV podem ser encontradas no site do programa.