Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério das Comunicações e Univasf realizam cerimônia de certificação de estudantes do curso de Inclusão Digital do Centro de Recondicionamento de Computadores

publicado: 31/03/2023 18h10 última modificação: 03/04/2023 11h52
Renata Freitas

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizarão, na próxima terça-feira (4), a cerimônia de certificação dos participantes do curso de Inclusão Digital, promovido no âmbito das ações do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Univasf. A solenidade será realizada no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro, a partir das 14h. O evento contará com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do reitor pro tempore da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima. O evento é aberto a toda a comunidade e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

Durante a solenidade, serão entregues os certificados de conclusão do curso de Inclusão Digital a 300 estudantes que participaram da capacitação em 2022 e nestes primeiros meses de 2023. Os concluintes são pertencentes a comunidades rurais de diversos municípios da região, como Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso e Curaçá.

A coordenadora geral do CRC-Univasf, professora Márcia Bento Moreira, explica que os cursos de capacitação têm duração de uma semana e são ofertados de forma virtual e presencial para agricultores familiares, pessoas dos assentamentos e comunidades tradicionais, como indígenas, povos de fundo e fecho de pasto, ribeirinhos e quilombolas. “O CRC-Univasf busca atender de preferência a população que esteja residindo na zona rural e não tenha acesso à internet exatamente para possibilitar a inclusão dessas pessoas no mundo digital”, diz.

Também será anunciada, durante o evento, a implantação de dez Pontos de Inclusão Digital (PID) em várias cidades da região, cada um com dez computadores, num total de 100 máquinas que serão doadas. Esta ação resulta de uma parceria entre o CRC-Univasf e o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac), Organização Não-Governamental (ONG), que atua na área de inclusão digital. O Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições foi assinado em fevereiro deste ano e prevê a realização de ações conjuntas no escopo do Programa Computadores para Inclusão, executado pelo Ministério das Comunicações (MCom).

Na cerimônia, o CRC-Univasf fará a entrega do diploma “Amigo(a) dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais”, em reconhecimento à parceria na formação dessas populações para a cidadania, a inclusão e o empoderamento digital, com vistas à melhoria da qualidade de vida. A homenagem será entregue a lideranças civis e representantes de várias instituições parceiras.

Inaugurado em maio de 2016, no Espaço Plural (EP), em Juazeiro, o CRC-Univasf é o primeiro CRC conveniado ao MCom a funcionar dentro de uma Universidade Federal no Brasil. A iniciativa surgiu de ações do projeto de extensão intitulado “A Inclusão Digital como ferramenta para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável”, submetido ao edital de chamamento do MCom e aprovado em dezembro de 2015. A ideia foi desenvolvida a partir de uma série de ações que a professora aposentada Lucia Marisy Souza de Oliveira, à época pró-reitora de Extensão da Univasf, desenvolvia nos Núcleos de Desenvolvimento Territorial (Nedets) existentes nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão do Estado da Bahia (Fapesb) foi criada no EP a primeira sala de inclusão digital, onde começaram ser desenvolvidas ações de inclusão digital direcionadas a povos tradicionais, assentados e agricultores familiares.

Atualmente, o CRC conta com uma estrutura composta por laboratórios de hardware, software, dois laboratórios de informática básica, sala de estoque, sala de recebimento de máquinas proveniente do desfazimento e sala de acondicionamento de máquinas recondicionadas designadas para doação. O projeto, que tem como coordenadora geral Márcia Bento Moreira e coordenador técnico Jaldo Lopes, capacita em média de 80 a 100 pessoas por semana. A equipe também é formada pelos pesquisadores Bruno Cezar Silva, Clécia Simone Goncalves Rosa Pacheco, Hesler Piedade Caffé Filho, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão e Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira.

registrado em: , , ,