Notícias
Nema e Codevasf planejam parceria na fase de operação do Projeto de Integração do São Francisco (PISF)
O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu, na última quinta-feira (14), representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A visita de reconhecimento ocorreu na sede do Nema, localizada no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). O objetivo é dar continuidade às ações ambientais desenvolvidas pelo Núcleo nas áreas influenciadas pelas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento regional (MDR).
Durante a visita, o coordenador do Nema e professor da Univasf, Renato Garcia Rodrigues, apresentou a estrutura física do prédio, a coleção botânica que abriga aproximadamente 6.500 plantas nativas da Caatinga, os laboratórios, viveiros e a linha de beneficiamento de sementes. Na ocasião, foram anunciadas as futuras ações, como o projeto “Praça Solar”, com a finalidade de promover atividades de educação ambiental, e o início do funcionamento do Centro de Estudos em Biologia Vegetal (Cebive).
“As parcerias entre a Univasf e a Codevasf sempre renderam muitos frutos positivos para a região. Então, estamos muito felizes de receber a comitiva da Companhia para apresentar um pouco do potencial do Nema para apoio na operação do PISF nos próximos anos”, afirmou o coordenador do Nema, Renato Garcia Rodrigues.
De acordo com o gerente de operação do PISF, Danielson Vieira, a Codevasf, que é a operadora oficial do PISF, pretende firmar essa parceria com o Nema devido à qualidade da infraestrutura, das pesquisas e atividades desenvolvidas. “O Nema realiza um trabalho de referência sobre a flora da Caatinga, tem um histórico de muitos anos na atuação do projeto, já desenvolveu soluções e acreditamos que junto com a Codevasf desenvolverá um ótimo trabalho”, ressaltou.
Nema – Criado pela Univasf em 2014, o Nema é responsável por gerar conhecimentos sobre a flora da Caatinga, realizar monitoramento da cobertura, composição e diversidade vegetal, coleta de sementes, produção e plantio de mudas nas áreas influenciadas pelo PISF. Essas ações atendem às exigências da legislação ambiental para impedir a ocorrência, mitigar e compensar os impactos negativos, além de otimizar os impactos positivos, possivelmente causados por meio da implantação do empreendimento.
Atualmente, o Nema executa os seguintes Projetos Básicos Ambientais (PBAs): Subprograma Flora do Programa de Conservação da Fauna e Flora (PBA 23), o Programa para Recuperação de Áreas Degradadas (PBA 9) e o Programa de Prevenção à Desertificação (PBA 24).