Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nema inicia ações para implantação de barragens na Vila Produtiva Rural do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Salgueiro (PE)

Notícias

Nema inicia ações para implantação de barragens na Vila Produtiva Rural do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Salgueiro (PE)

publicado: 01/10/2019 14h04 última modificação: 01/10/2019 14h04
Karen Lima


Foram iniciadas as ações nos locais identificados para a construção de barragens na VPR Negreiros, em Salgueiro (PE). Foto:  José Maia

Realizar ações de combate à desertificação e difundir conhecimento sobre o tema nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Este é o principal objetivo do Programa de Prevenção à Desertificação, executado pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Neste mês de setembro, foram iniciadas as ações nos locais identificados para a construção de barragens na VPR Negreiros, em Salgueiro (PE), para aumentar a disponibilidade de água às comunidades reassentadas.

Criadas para relocar as famílias que habitavam as áreas de implantação do PISF, as VPRs estão localizadas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Os moradores das vilas são acompanhados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de Projetos Básicos Ambientais (PBAs). O Programa de Prevenção à Desertificação é o Projeto Básico Ambiental 24 (PBA-24) e uma das metas é implementar Unidades Demonstrativas e Dispositivos de Contenção das Águas das Chuvas.

Nos riachos Negreiros e Barra, localizados em Salgueiro (PE), serão construídas duas barragens subterrâneas, que permitirão que a VPR Negreiros tenha maior volume de água disponível no solo durante a estiagem e as comunidades possam desenvolver suas atividades de subsistência associadas à agricultura e à pecuária. Ainda serão criadas dez barraginhas (barragens de pedra arrumada) para auxiliar na contenção de enxurradas nos riachos, que empobrecem física e quimicamente os solos no leito e nas margens dos riachos, atualmente desprovidos de mata ciliar pelo uso continuado e intensivo das criações de gado.

Durante as sondagens e coleta de amostras de solo, o pesquisador e o analista ambiental do Nema, José Maia e Anderson Souza, respectivamente, confirmaram os depósitos de materiais rochosos na área da VPR Negreiros, que fornecerão rochas para a implantação das barraginhas nos riachos, dispostas em arco para redução da velocidade da enxurrada e contenção de sedimentos. Dessa maneira, será possível analisar dados de salinidade e potencial Hidrogeniônico (pH) para verificar se essas áreas estão aptas a receber a instalação das unidades demonstrativas que possuem dispositivos de contenção de sedimentos, conservação dos solos e das águas da chuvas.

Durante a execução do programa, outras características físicas serão determinadas para estimar o volume de água que ficará armazenada no solo na área onde serão implantadas as barragens subterrâneas. Para isso, parte da equipe do PBA-24 trabalha em campo durante toda a execução do projeto, o que facilita o diálogo com a comunidade, a divulgação do progresso das atividades e a interação com a equipe executora do Programa de Reassentamento de Populações (PBA-08), que possui sobreposições e objetivos em comum.

“As ações do PBA-24 são realizadas a fim de mitigar e prevenir a desertificação e recuperar áreas degradadas, promovendo a convivência das pessoas com o semiárido por facilitar e estimular a produção agropecuária local, e difundir o conhecimento sobre esta temática tão relevante em tempos de mudanças climáticas”, ressalta a pesquisadora do Nema, Cláudia Martins, coordenadora das ações do PBA-24.

registrado em: ,