Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf realiza lançamento do livro “Inclusão Começa em Mim!”

publicado: 19/07/2023 10h31 última modificação: 19/07/2023 10h31
Nicole Muniz

"No dia em que inclusão for uma prática que começa e se faz em cada um(a) de nós, teremos efetivamente uma sociedade inclusiva". É o que afirma Karla Daniele Luz, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e autora do livro “Inclusão Começa em Mim!”, que será lançado nesta sexta-feira (21). O evento é gratuito e será realizado no Cineteatro, localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE).

A publicação reúne pequenos textos, crônicas e poemas escritos por Karla Daniele ao decorrer de 24 anos de trabalhos em inclusão e acessibilidade. Os livros estarão disponíveis para aquisição no dia do lançamento e, após o evento, poderão ser adquiridos diretamente com a autora através do e-mail karla.maciel@univasf.edu.br. A obra também estará disponível, gratuitamente, na página do NAI, no formato e-book, audiobook e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante o evento será realizado um reconhecimento público, realizado pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, às pessoas da comunidade externa que contribuíram para a implantação da cultura institucional inclusiva na Univasf. Será entregue a esses profissionais uma certificação que atesta a colaboração voluntária deles em projetos, ações e eventos da Universidade, possibilitando um ambiente acadêmico inclusivo e acessível. Serão homenageados Hélio Araújo, Sirlene Caxias, Socorro Freitas, Ana Paula Candido Souza, Luciane Candido Souza, Rosenilda Amariz, Helayne Cardoso, Joyce Gomes de Alencar e Manoel Aguiar.

Para a autora, Karla Daniele Luz, também docente do Colegiado de Psicologia, a obra visa tornar a ideia de inclusão referente às pessoas deficientes, popular e acessível. “O livro é muito simples, não tem conteúdo acadêmico ou científico, pois vem do meu anseio de popularizar o que a gente faz dentro da universidade. Através de crônicas, de textos em linguagem coloquial simples, o livro traz para qualquer pessoa qual é a inclusão e a acessibilidade que a universidade faz hoje” afirma.

registrado em: , , , ,