Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf contribui com pesquisa na área de sementes na região

publicado: 25/02/2019 11h52 última modificação: 25/02/2019 11h52
Karen Lima / Ascom Nema
As doações contribuem para a recuperação de áreas degradadas da Caatinga e para o fomento da pesquisa no país.

Com o objetivo de viabilizar a produção de mudas e colaborar com pesquisas sobre espécies de plantas nativas da Caatinga, a Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) realiza doações de sementes para pesquisadores e viveiristas. Criada em 2015, a Rede é uma iniciativa do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e atua na doação de sementes, sensibilização e capacitação de viveiristas para produção de mudas nativas, dentre outras atividades.

De acordo com a responsável pela Rede de Sementes, Edjane Damasceno, as doações contribuem para a recuperação de áreas degradadas da Caatinga e para o fomento da pesquisa no país. "As sementes doadas pela Rede viram mudas nos viveiros e, quando plantadas, se transformam em árvores, construindo assim pequenas manchas de vegetação próximas às áreas de influência do PISF. Além disso, nossas sementes permitem o desenvolvimento de conhecimentos sobre tecnologia de sementes da Caatinga através das doações feitas aos pesquisadores", explica.

Diversos pesquisadores procuram o Nema para dar andamento às suas pesquisas. Esse é o caso da professora do Colegiado de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Anna Christina Menezes, que recebeu, nesta sexta-feira (22), sementes das espécies orelha-de-negro (Enterolobium contortisiliquum), angico (Anadenanthera colubrina) e baraúna (Schinopsis brasiliensis). Essas sementes serão utilizadas nos projetos de pesquisa e ensino sobre condições para germinação in vitro, desenvolvidos por ela e seus alunos.

"A Rede de Sementes garantirá a continuação desses projetos, pois com as doações vamos poder ampliar possíveis investigações em relação aos nossos trabalhos e futuros desdobramentos. Sem esse suporte, nós não conseguiríamos", afirmou a professora Anna Christina.

As doações são solicitadas através de cadastro no site da Rede de Sementes do PISF. Nele são preenchidas informações pessoais dos produtores interessados e, quando se tratar de pesquisador, com informações da instituição na qual é vinculado.

registrado em: ,