Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais da Univasf está com inscrições abertas para Simpósio do Nepst

publicado: 05/07/2021 12h27 última modificação: 05/07/2021 12h27
Júlia R. Mendes

Após a realização de 14 conferências on-line em 2020, o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst), do Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá promover o seu primeiro simpósio. O evento, com a temática “Perspectivas e Desafios do Sertão Nordestino”, está com prazo aberto para submissão de trabalhos até o dia 2 de agosto e as inscrições para o público geral vão até o dia do evento. O Simpósio do Nepst já conta com mais de 400 inscritos. O evento será realizado on-line, no período de 7 a 9 de outubro, totalmente gratuito e com certificação para seus participantes.

Os interessados em participar podem se inscrever através do site. Os trabalhos que serão submetidos precisam se encaixar em um dos três eixos definidos pela comissão do evento, sendo o eixo um o “Contexto Geoambiental do Semiárido brasileiro”, o eixo dois “Sertanejos e Sertanejas – Identidade, Cultura e Resistência” e o eixo 3 “Ensino de Geografia no Contexto do Semiárido”. Os trabalhos devem ser enviados ao e-mail do eixo temático correspondente, que consta no site do evento.

Na programação, estão incluídas conferências, mesas temáticas, minicursos, e outras atividades, que irão contar com a participação de pesquisadores da área. As inscrições para os minicursos são gratuitas e cada participante pode se inscrever em apenas um, através do site disponibilizado. As conferências e mesas temáticas serão transmitidas pelo canal do Nepst no Youtube, já os minicursos e apresentações dos trabalhos serão realizados através do Google Meet. O link será enviado posteriormente para o e-mail dos inscritos.

O Simpósio do Nepst é realizado em parceria com o GT – Geomorfologia da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, o Campus IV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). O coordenador do evento e professor do Colegiado de Geografia da Univasf, Sirius Oliveira Souza, conta que o Simpósio foi todo pensado em comemoração ao Dia do Nordestino, que acontece no dia 8 de outubro. Souza diz que o Simpósio do Nepst vem da necessidade de debater ciência com foco e a partir do semiárido. “Valorizarmos e fortalecermos o semiárido e sua dialética histórica, cultura, diversidade e potência é uma premência de todos nós pesquisadores do semiárido brasileiro”, pontua.

Os trabalhos aprovados serão reunidos e publicados em um e-book, com registro ISBN, para maior divulgação dos temas abordados no Simpósio. Para receber a certificação, cada participante deve registrar presença, assinando a lista disponibilizada durante a programação, em pelo menos três turnos. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site e acompanhar o Nepst no Instagram.

registrado em: , , , ,