Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Papel da Psicologia Experimental na redução do preconceito racial será tema de palestra na Univasf

publicado: 24/01/2018 11h44 última modificação: 24/01/2018 11h44
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, nesta quinta-feira (25), a palestra: “Aprendizagem e diminuição do preconceito racial: Insights da Psicologia Experimental”. O evento é organizado pelo Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LAEC), que é vinculado ao Colegiado de Psicologia da Univasf, e acontecerá às 18h30, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE).

A palestra é gratuita e não é preciso fazer inscrição prévia.  Ela será ministrada pela doutoranda Táhcita Mizael, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que pesquisa sobre o preconceito racial associando-o a cultura, linguagem e comportamento simbólico. Táhcita veio a Petrolina para firmar uma parceria com o LAEC e vai abordar na palestra como o preconceito é aprendido e reproduzido culturalmente pelas crianças. O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e demais pessoas interessadas pela questão racial.

De acordo com o coordenador do LAEC e professor do Colegiado de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Ângelo Augusto Sampaio, o objetivo do evento é promover uma conversa sobre o papel da Psicologia experimental na resolução de problemas ligados ao preconceito racial. “O preconceito é construído a partir de um comportamento simbólico indireto, ou seja, as crianças associam as informações e acabam generalizando e aprendendo, e quando elas aprendem sobre superioridade ou exclusão pela raça, por exemplo, estão reforçando uma cultura muito prejudicial, que precisa ser descontruída. Este evento é importante para discutir sobre esta temática”, afirma Sampaio.