Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa da Univasf analisa qualidade de vida das mulheres que atuam como docentes no ensino superior em Pernambuco

publicado: 08/03/2021 09h52 última modificação: 08/03/2021 09h52
Renata Freitas

Neste Dia Internacional da Mulher, pesquisadoras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançam uma pesquisa que visa analisar como está a qualidade de vida entre as professoras que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) em Pernambuco. A pesquisa, realizada no âmbito do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro (ProdSal), é motivada pela ausência de estudos que se proponham a compreender a realidade das mulheres docentes, cuja rotina não se restringe às atividades acadêmicas nas universidades.

As professoras interessadas em participar devem responder um questionário on-line até 30 de abril. O estudo “Um olhar mais refinado para a qualidade de vida das docentes de instituições de ensino de Pernambuco” é coordenado pela professora do Prodsal, Glauce Guerra, e tem a participação da estudante Isabella Cavalcanti, que está no 3º período do curso. As pesquisadoras esclarecem que o questionário é respondido de forma anônima.

A pesquisa também tem o objetivo de estudar a relação entre qualidade de vida e classificação econômica das professoras. “Diante da ausência de estudos focados nas mulheres nos motivamos a fazer um recorte de gênero e ouvi-las. Pretendemos verificar se aparecem problemas como assédio moral, comportamento inadequado de colegas após licença maternidade etc e traçar um perfil das docentes para que a sociedade possa compreender todas as barreiras que as mulheres superam diariamente”, explica a professora Glauce. Ela lembra que o trabalho das mulheres docentes não se restringe à atuação na universidade. “Temos as duplas e triplas jornadas, que são deixadas de lado”, observa.

O estudo também poderá contribuir para identificar fatores que influenciam a insatisfação e outras dificuldades relacionadas ao bem-estar dessas profissionais. Dessa forma, os resultados da pesquisa poderão subsidiar ações de gestão de recursos humanos e qualidade vida que permitam criar caminhos para minimizar e/ou sanar os problemas que vierem a ser apontados.