Notícias
Pesquisa sobre Práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde busca a participação de enfermeiros de todo o país
Enfermeiros das áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Estratégia Saúde da Família (ESF) são o foco de uma pesquisa nacional, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB). Conduzido no estado de Pernambuco pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o estudo é intitulado “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)” e tem o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem, contextualizando com cenários de atuação e perfis dos enfermeiros do país. A pesquisa está em busca de participantes voluntários e poderá contribuir para regular a profissão e subsidiar gestores na elaboração de políticas públicas para o setor de saúde.
A pesquisa é feita em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco); a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS); e Universidades Federais. A coleta de dados do estudo envolve dois momentos: aplicação de questionário e realização de entrevistas online com enfermeiros. O questionário da pesquisa está aberto a todos os interessados que possuam pelo menos três anos de atuação profissional e pode ser respondido online, enquanto as entrevistas serão realizadas com enfermeiros de municípios escolhidos por meio de sorteio em cada estado.
A Univasf está responsável por coordenar e monitorar a pesquisa no estado de Pernambuco através de um grupo de pesquisadores, sob a coordenação da professora de Colegiado de Enfermagem Ângela Carneiro. A docente afirma que a importância do estudo está em regulamentar a profissão dos enfermeiros, destacando as atividades que fazem parte do exercício desta profissão e devem ser reconhecidas como sendo atribuições destes profissionais. “A grande importância dessa pesquisa é regulamentar algumas ações que a Enfermagem já faz em alguns locais e também contribuir com a organização do sistema de saúde”, conclui. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas por meio dos telefones (61) 3107-1820 e (74) 9 8804-3982 ou pelo endereço de e-mail angela.carneiro@univasf.edu.br.