Notícias
Pesquisadores da Univasf apresentam trabalhos em evento internacional na UnB
Estudantes participaram de discussões sobre temas relacionados à democracia, participação e políticas públicas. /Fotos: Arquivo pessoal.
Pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram do VI Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), na Universidade de Brasília (UnB). Esta edição do evento teve a participação de um grupo com 27 estudantes de Ciências Sociais e três docentes dos Colegiados de Ciências Sociais (Ciso), Artes Visuais (Cartes) e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio).
O Encontro promoveu discussões sobre temas relacionados à democracia, participação e políticas públicas, com foco em um contexto pós-pandemia e crise política. O PDPP, que aconteceu no período de 6 a 9 de maio, é um evento bienal que acontece desde 2013 e reúne pesquisadores, estudantes, profissionais, gestores, professores e atores sociais e políticos. Participaram desta edição os professores Simone Viscarra, do Ciso; Janedalva Gondim, do Cartes; e Anderson Henrique da Silva, do ProfSocio.
A discente Ana Carolina Jatobá, do 7º período de Ciências Sociais, foi uma das estudantes que apresentou trabalho no PDPP. Intitulado “Educomunicação e o Movimento Indígena: A Luta pela Soberania aos Direitos Fundamentais”, o trabalho foi desenvolvido em coautoria com o estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) Ronald Miguel. Indígena do povo Pankará, Ana destacou que apresentar um trabalho sobre o movimento indígena trouxe uma dimensão diferente à pesquisa. “Mais do que um exercício teórico, foi uma oportunidade de garantir que nossas vozes não sejam apenas objeto de estudo, mas agentes ativos no debate acadêmico”, afirmou.
Também foi apresentado o trabalho “A influência da classe social na formação do perfil dos eleitores políticos de direita e esquerda”, realizado em coautoria pelos estudantes Graziella Santos Silva, do 5º período, e Hênio Freitas de Almeida, do 4º período. O trabalho foi desenvolvido como parte das atividades da disciplina Cultura, Política e Democracia, ministrada pela professora Simone Viscarra. A docente também apresentou trabalho sobre o tema “Representação política e poder econômico: Um estudo de caso sobre a cidade de Petrolina/PE”, desenvolvido em coautoria com a estudante do 8º período Fernanda Emanuela Gomes Gonçalves.
Outra estudante que apresentou resultados de sua pesquisa no evento foi Larissa Oliveira dos Santos, do 7º período. O trabalho de Larissa teve como tema “Cultura Política e Meio Ambiente: Impacto da Participação em Organizações Ambientais na Percepção Pública e na Eficácia das Políticas Ambientais”. A pesquisa contou com orientação da professora Simone Viscarra.
A docente destacou a relevância da participação dos estudantes da Univasf no VI Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP). “É um encontro que tem muita vida e está muito agregado às discussões sociais. Ele é um evento acadêmico, mas também é uma academia prática e empírica voltada para como criar políticas educacionais, políticas de acessibilidade, políticas democráticas, para além de discutir partidos políticos, normas e regras”, comentou Simone.
A professora Janedalva Gondim participou ainda de uma reunião no Palácio do Planalto com a diretoria da Secretaria Nacional de Participação Social, que fez parte da programação do PDPP. O encontro tratou sobre a articulação entre a Secretaria e o Ministério da Educação (MEC) na formulação de políticas públicas que visem à formação e acompanhamento técnico-científico e político de educadores populares de territórios prioritários. Durante a reunião, houve a apresentação das ações da Secretaria, que compõe o Gabinete da Presidência, que visam fortalecer as ferramentas de participação social no processo de elaboração das políticas públicas seja por meio de consultas públicas ou na ampliação do diálogo com os diversos segmentos representativos da sociedade.
Para Janedalva, a participação dos estudantes e professores da Univasf em um evento como esse reforça o compromisso social e político da Instituição com os princípios democráticos. “Também assume um papel público na articulação e sistematização das demandas populares dos territórios em que atua tanto na formação de profissionais e educadores populares como na proposição de políticas públicas que promovam a garantia de direitos”, observou a professora.