Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores da Univasf desenvolvem protótipo de nanogerador de energia (TENG) que contém componente da seda

Notícias

Pesquisadores da Univasf desenvolvem protótipo de nanogerador de energia (TENG) que contém componente da seda

publicado: 13/12/2022 11h54 última modificação: 13/12/2022 11h54
Renata Freitas

Os nanogeradores triboelétricos (TENGs) caracterizam-se por captar energia mecânica produzida por contato ou movimentos do corpo, como o andar e o respirar, e utilizar esta energia para alimentar equipamentos eletrônicos portáteis, possibilitando autonomia no funcionamento desses itens. O TENG, de origem chinesa, é alvo de uma pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM). Os pesquisadores da Univasf desenvolveram um novo protótipo do dispositivo que tem entre seus componentes a fibroína de seda, material que confere transparência e flexibilidade ao TENG, além de reduzir seu custo de produção.

A pesquisa é realizada pelo doutorando Iuri Custodio Montes Candido e pelo mestrando Giovanni da Silva Oliveira, discentes do PPGCM, sob a orientação do professor Helinando Pequeno de Oliveira. O estudo conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Fotônica (INCT de Fotônica). O trabalho foi publicado, recentemente, na revista Nano Energy, uma das revistas de maior impacto do mundo na área de nanotecnologia, sob o título “PVA-silk fibroin bio-based triboelectric nanogenerator” (Nanogerador triboelétrico de base biológica de fibroína de seda PVA).

O protótipo desenvolvido na Univasf gera energia elétrica a partir do toque das mãos. O mecanismo produziu uma tensão de 172 volts, acionando 56 dispositivos emissores de luz (leds). O professor Helinando de Oliveira explica que o TENG tradicional é composto por pequenas peças de metal, o que deixa o mecanismo mais rígido. O uso da fibroína de seda no protótipo deu atributos importantes para o TENG ampliando suas possibilidades de uso em dispositivos portáteis diversos e possibilitou uma melhora no desempenho de acúmulo da carga elétrica gerada.

“O TENG que desenvolvemos tem um potencial muito grande para várias aplicações devido a essas características obtidas com o uso da fibroína de seda, que além de diminuir o custo de produção, é um material correto do ponto de vista ecológico”, afirma Oliveira. Segundo o pesquisador, os resultados alcançados no estudo tornam o dispositivo, de fabricação simples e rápida, promissor para a coleta de energia de base biológica para produção em grande escala e sua aplicação pode se dar em equipamentos diversos, como máquinas calculadoras, e até para a área de saúde, a exemplo dos marca-passos.