Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores da Univasf realizam live para discutir estudo que analisa a disseminação da Covid-19 em Juazeiro e Petrolina

publicado: 31/07/2020 14h17 última modificação: 31/07/2020 14h17
Layla Shasta

O Grupo Modelos Matemáticos para Covid-19 (GMC-Vasf), formado por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará hoje (31), a partir das 19h, uma live com o intuito de dialogar com a comunidade em geral sobre o trabalho desenvolvido pela equipe no acompanhamento dos dados sobre a disseminação da Covid-19 nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A transmissão será realizada por meio do canal do GMC-Vasf no Youtube, onde já é possível definir um lembrete para o início da atividade.

Ministrada por integrantes do Grupo, a conferência irá apresentar explicações sobre como funcionam os modelos matemáticos e os gráficos elaborados sobre a pandemia em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) , além de como analisá-los. Serão discutidas também as atuais projeções feitas pelos pesquisadores, o processo de disseminação da Covid-19 nos bairros das duas cidades e como governantes podem utilizar estas informações para conter o avanço da doença. Além disso, a live será um momento para a comunidade fazer perguntas e esclarecer possíveis dúvidas.

Segundo o líder do GMC-Vasf e professor do Colegiado de Engenharia Civil Telio Nobre Leite, esta é uma importante ação para que as pessoas possam compreender melhor o trabalho desenvolvido pela equipe, que busca usar a ciência a favor da sociedade. Além disso, de acordo com o docente, as pesquisas apresentadas são um ponto de partida seguro para a comunidade e as autoridades tomarem decisões com relação ao enfrentamento da pandemia.

O GMC-Vasf é um grupo multidisciplinar de pesquisadores que reúne docentes e estudantes de pós-graduação da Univasf. O primeiro boletim do projeto foi divulgado em meados de junho e, desde então, são publicadas informações todas as sextas-feiras. Para a próxima semana, segundo explica Telio Leite, os dados mostram, assim como em boletins anteriores, uma tendência de crescimento da Covid-19 em Juazeiro e Petrolina, com estimativa de cerca de 6.400 a 6.900 pessoas infectadas entre as duas cidades.

O estudo também elabora um relatório mensal com uma análise mais abrangente sobre a situação da pandemia nas cidades e as informações detalhadas sobre todo o mês de julho estão previstas para serem divulgadas na próxima quarta-feira (5). Os dados das pesquisas são publicados no site e nas redes sociais (Instagram, YouTube e Twitter) do GMC-Vasf.

registrado em: , , ,