Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Práticas corporais de aventura serão discutidas em curso de formação de professores de Educação Física

publicado: 04/06/2018 16h59 última modificação: 04/06/2018 16h59
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, de 7 a 8 de junho, o curso “Dialogando sobre o ensino da Educação Física: as práticas corporais de aventura na escola”, destinado a professores de Educação Física das redes de ensino de Petrolina, Juazeiro e região. Esta é a 5ª edição do curso de formação continuada, promovido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF), vinculado ao Colegiado de Educação Física (Cefis). Há 25 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e estão abertas até quarta-feira (6).

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online. As atividades acontecerão no Complexo Esportivo da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE), das 7h30 às 18h. O curso será dividido em partes teóricas e práticas e vai ser ministrado pelos integrantes do LECPEF, que, após a culminância da formação, publicarão um livro sobre a temática a partir do diálogo com os professores.

De acordo com o coordenador do LECPEF e organizador do evento, Diego Luz Moura, o tema foi escolhido porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu as práticas corporais de aventura como conteúdo de educação física na educação básica. As práticas corporais de aventura são esportes tidos como radicais. Por isso, de acordo com Moura, o objetivo do curso é apresentar e propor adaptações tanto na estrutura das escolas quanto na própria formação dos professores.

“Práticas corporais de aventura nas escolas são um novo desafio, tanto para os graduandos quanto para os professores da rede. Por isso, pretendemos repensar e criar um espaço de formação sobre as novas perspectivas de ensino a partir da BNCC com um modelo cooperativo que priorize o debate”, afirma o professor.

registrado em: ,