Notícias
Proades Univasf realiza Seminário de Revisão do Plano Estadual de Combate à Desertificação do Piauí
Seminário reuniu, no Campus Serra da Capivara, representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais. /Fotos: Proades.
O Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI), sediou o Seminário de Revisão e Validação do Plano Estadual de Combate à Desertificação (PAE) do Piauí na terça-feira (2). O encontro integrou as ações do Programa de Ação contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (Proades), coordenado pela Univasf, com financiamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
No Piauí, o evento contou com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O seminário teve a presença da coordenadora-Geral de Combate à Desertificação do MMA, Sandra Regina Afonso, que apresentou as ações nacionais da pasta para o tema; e das representantes da Coordenação-Geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável do MMA, Vera Assunção; e da SEMARH, Aline de Araújo Lima. Estiveram presentes também representantes de prefeituras, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de organizações da sociedade civil, bem como os pesquisadores da Univasf e integrantes do Proades Cristiano Marcelo Pereira de Souza e Gustavo Hess Negreiros, professores dos Colegiados de Geologia e Geografia, respectivamente.
O seminário teve como objetivo promover um amplo diálogo com a sociedade, reunindo gestores públicos, técnicos, agricultores, pesquisadores, representações municipais, organizações da sociedade civil e comunidades locais, coletando experiências, desafios e sugestões que subsidiarão a atualização do PAE-Piauí. O professor Cristiano de Souza destaca que a abordagem participativa buscou integrar diferentes setores em torno de estratégias para enfrentar a desertificação, um dos principais desafios socioambientais do semiárido brasileiro.

Mesa de abertura do evento: promoção do diálogo com a sociedade.
De acordo com ele, após o seminário, as equipes técnicas do Proades iniciaram a sistematização das contribuições coletadas nos grupos de trabalho. “Essas informações servirão como base para consolidação técnica do novo Plano Estadual de Combate à Desertificação, alinhado às diretrizes do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAB-Brasil) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma.
Souza ressalta que a atualização do PAE-Piauí representa um passo essencial para fortalecer as políticas públicas que promovam resiliência ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e melhoria das condições de vida das populações do semiárido piauiense.
O Proades está revisando os planos em oito estados do Nordeste, exceto a Bahia, e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com apoio de órgãos das esferas federal, estadual e municipal e participação das comunidades locais. Além do Piauí, os Seminários para Revisão e Validação do PAE já ocorreram nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais.
