Notícias
Produção da TV Caatinga sobre a Serra da Capivara abre série documental inédita da TV Brasil

"Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade” é o título do episódio produzido pela TV Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), selecionado para integrar a série documental Olhar Brasil, a primeira coprodução entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e veículos da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A série é composta por 10 episódios, escolhidos entre 36 propostas inscritas em edital nacional. O episódio da TV Caatinga abre a série e vai ao ar neste sábado (3), às 18h30, na TV Brasil.
Olhar Brasil tem como objetivo fortalecer a produção audiovisual regional e valorizar o potencial turístico, cultural e histórico das cinco regiões do país. Com duração de 26 minutos, cada episódio apresenta paisagens, histórias e modos de vida que evidenciam a diversidade cultural brasileira. Para a realização das produções, a EBC destinou um investimento total de R$ 200 mil, sendo R$ 20 mil para cada obra selecionada.
Além do episódio produzido pela TV Caatinga, integram a série as produções Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: Resistência e Sustentabilidade, da UnBTV; Guarapari Surpreendente: areias medicinais e diversidade marinha, da TV Guarapari; Serras Gerais: Cachoeiras cristalinas e cavernas misteriosas, da UFT TV; Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério, da TV UFPel; Niquelândia: Romaria do Muquém e Congada de Santa Efigênia, da TV UFG; Canindé de São Francisco: o oásis no sertão nordestino, da TV UFS; Chapada dos Veadeiros: um Paraíso no Coração do Brasil, da UEG TV; A Magia em Floripa: Cidade Criativa em Gastronomia, da TV UFSC; e Turismo Sustentável do Novo Airão, da TV Encontro das Águas.
O diretor técnico e de operações da TV Caatinga, Jaldo Lopes, destaca que a participação da Univasf no projeto é especialmente significativa por possibilitar a divulgação da região onde a Universidade atua, em especial o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato. “Reconhecido como patrimônio da humanidade e um dos mais importantes sítios de pesquisa arqueológica do mundo, o parque ganha projeção nacional com a exibição do episódio, o que contribui para despertar o interesse do público em conhecer e vivenciar de perto essa riqueza cultural e histórica”, ressalta.
Segundo Lopes, esse primeiro edital de coprodução, faz parte da política de fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). “A proposta é ampliar a participação de diferentes emissoras e mostrar a diversidade de regiões do país, valorizando as belezas do Brasil a partir do olhar das produções locais. Essa coprodução representa um passo importante e a primeira de muitas ações que esperamos realizar”, finaliza.
