Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf é empossado como novo imortal da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim

publicado: 30/05/2017 11h47 última modificação: 30/05/2017 11h47
João Pedro Ramalho

A imortalidade é um ideal que tem movido a humanidade por milhares de anos, mas que nunca foi alcançado. Ainda assim, algumas instituições costumam consagrar seus membros como “imortais”. Na última sexta-feira (26), o professor do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Marcos Antonio da Silva, tornou-se o primeiro professor da Univasf a ser empossado como imortal da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB). A cerimônia de posse aconteceu às 19h, na Câmara de Vereadores do município.

Nascido em Ipaumirim (CE), Marcos Antonio da Silva mudou-se para Senhor do Bonfim em janeiro de 2013, a fim de lecionar no curso de Ciências da Natureza. Antes de sua vinda para o município baiano, foi professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por 20 anos. Marcos Antonio é graduado em Licenciatura em Filosofia, mestre em Ciências Sociais e doutor em Filosofia. Também é autor do livro “Os desafios da pesquisa na universidade”, publicado em 2005, bem como de capítulos de livros, artigos científicos e outras produções acadêmicas.

Paralelamente à escrita científica, o professor da Univasf também se dedica a atividades literárias e culturais. Dos anos 1980 até hoje, já escreveu diversas narrativas, poesias, acrósticos e romances. Além disso, é responsável pela organização do Sarau Culturex, projeto de extensão que movimenta a população bonfinense desde 2015. “O evento vem se constituindo num espaço privilegiado de exposição das obras literárias, artísticas e musicais dos artistas da terra e se tornando um marco cultural importante na cidade de Senhor do Bonfim”, conta Marcos Antonio.

Para o presidente da ACLASB, Edvan Cajuhy, o que motivou a indicação do professor e sua aprovação pelos membros da Academia foi sua atuação na cidade. “Ele já tem um trabalho prestado como professor da Univasf e, além disso, é poeta, promotor do Culturex e reside em Senhor do Bonfim, requisito importante para a aprovação”, afirma Cajuhy.

Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – A ACLASB foi fundada em 1991 e é formada por pessoas que produzem arte e literatura em Senhor do Bonfim. Na última sexta-feira, foram empossados 15 novos imortais, que se juntam aos membros anteriores e passam a ocupar cerca de 40 cadeiras, dentre as 50 existentes na ACLASB.

Marcos Antonio da Silva conta que a cerimônia de posse iniciou com a execução do Hino Nacional e uma homenagem ao fundador da ACLASB. Depois, os novos membros foram convocados, um a um, para receberem de seus padrinhos ou madrinhas a beca e o diploma. Em seguida, cada imortal recém-empossado teve a oportunidade de proferir um discurso.

Segundo Marcos Antonio, os sentimentos que vivenciou na ocasião foram de contentamento e de orgulho. A partir de agora, pretende intensificar sua atuação no cenário cultural do município.  “Nosso intento maior será aproximar cada vez mais a Univasf da sociedade bonfinense, tornando-a também, quiçá, patrimônio cultural da cidade”, revela o professor.