Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais

Notícias

Professor da Univasf é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais

publicado: 02/02/2026 11h49 última modificação: 02/02/2026 11h49

O professor do Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Jackson Guedes é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM). Ele estará à frente da diretoria da entidade durante o biênio 2025-2027 junto com a vice-presidente Cláudia Quintino da Rocha, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o secretário Danilo Ribeiro de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a tesoureira Ana Paula de Oliveira, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).

A SBPM é uma associação científico cultural, criada em 1998, que tem por finalidade possibilitar, facilitar e estimular o conhecimento científico e tecnológico na área de plantas medicinais nativas ou cultivadas do Brasil. Afiliada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a SBPM é considerada uma das mais importantes sociedades científicas do Brasil. “Estar à frente da presidência da SBPM é mais um desafio que eu assumo na minha carreira, após seis anos como vice-presidente da entidade”, afirma Jackson Guedes. Eleito em outubro de 2025, ele assumiu o mandato em meados de janeiro de 2026, em virtude de questões relacionadas ao registro da documentação em cartório.

Além de difundir cada vez mais o conhecimento científico sobre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos no país, a nova gestão pretende organizar as regionais da entidade por bioma, contribuindo para fortalecer a interação com os pesquisadores de cada região e atuar de forma mais política junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aos Ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“O foco da nossa gestão para o próximo biênio será implementar ações práticas para aumentar o arsenal terapêutico, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS), usando medicamentos à base de plantas medicinais”, diz Guedes. As ações envolverão a realização de eventos, workshops e reuniões. “O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta e precisamos aproveitar esse potencial para gerar novos medicamentos fitoterápicos. É importante atuarmos para implementar as ações que estão previstas tanto na Política Brasileira de Plantas Medicinais como no Programa Brasileiro de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos”, destaca Guedes.

Conselho Deliberativo – A gestão da SBPM também conta com a participação de outro professor da Univasf, que fará parte do Conselho Deliberativo. O professor Braz José do Nascimento Júnior, do Colegiado de Farmácia, integra esta gestão do Conselho como suplente. Mais informações sobre a SBPM podem ser acessadas no site da entidade.

registrado em: , ,