Notícias
Professor da Univasf é reeleito vice-presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais
Jackson Guedes fica no cargo até 2025. |
Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) desde 2019, o docente do Colegiado de Farmácia (CFarm), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Jackson Guedes foi reeleito vice-presidente da associação. A SBPM tem como objetivo possibilitar, facilitar e estimular o conhecimento científico e tecnológico na área de Plantas Medicinais nativas ou cultivadas no Brasil. O professor ocupou a vice-presidência da entidade entre os anos de 2019 e 2023 e o seu novo mandato será até outubro de 2025.
O professor Jackson Guedes integra a diretoria da SBPM juntamente com a docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal, presidente da associação, e do também docente do CFarm da Univasf Braz José do Nascimento Júnior, que é membro suplente do Conselho Deliberativo.
Segundo Guedes, a SBPM é uma das associações mais relevantes acerca do estudo de plantas medicinais no país por fomentar pesquisas e discussões, tanto científicas quanto políticas, a respeito do uso dessas plantas e de medicamentos fitoterápicos. O docente acredita que sua reeleição colabore para que a Univasf fique entre as instituições de destaque nacional em pesquisas na área. “A SBPM possui um trabalho muito importante para a sociedade e como professor da Univasf, onde faço pesquisa e extensão na área de plantas medicinais e de fitoterapia, minha atuação na associação aumenta a visibilidade do nosso trabalho e da Instituição”, afirma o professor.
Guedes é graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela mesma instituição. Fez pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B, pela área de Farmácia. Na gestão universitária, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no período de 2016 a 2020. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Univasf e coordenador brasileiro da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (Franco-Brazilian Network on Natural Products - FB2NP).
A SBPM é uma associação filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o que contribui para a participação da diretoria em discussões sobre políticas públicas do Ministério da Saúde, principalmente acerca de pesquisas e do uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos na sociedade.