Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Univasf ministra palestra em seminário virtual da Carnegie Mellon University

publicado: 26/10/2020 15h55 última modificação: 26/10/2020 15h55
Renata Freitas

Os resultados das pesquisas mais recentes realizadas pelo Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão apresentados numa palestra virtual no evento Seminários de Química, promovido pelo Departamento de Química da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos. A palestra, intitulada “Multifunctional Wearable Electronic Textiles”, será proferida pelo professor Helinando Pequeno de Oliveira, vinculado ao Colegiado de Engenharia Elétrica e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, do Campus Juazeiro (BA).

O professor, que também é coordenador do Leimo, falará para a comunidade acadêmica da Carnegie Mellon University sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre dispositivos eletrônicos vestíveis multifuncionais. Oliveira explica que estes dispositivos são materiais que podem ser incorporados aos tecidos das roupas e têm diversas funcionalidades. “Na palestra, vou falar especificamente sobre três funcionalidades com as quais temos trabalhado muito no Leimo, que são os aquecedores, que controlam a temperatura da roupa; os antibacterianos, que nos dão a perspectiva de produzir um curativo inteligente e mais poderoso para tratar infecções graves; e os supercapacitores”, relata. A palestra acontecerá a partir das 17h30 (horário de Brasília) apenas para inscritos no evento.

Além de Oliveira, a equipe do Leimo conta com 13 pesquisadores, entre estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Para o docente, a participação de um pesquisador da Univasf entre os palestrantes da série de Seminários de Química da Carnegie Mellon University é bastante relevante. “É muito importante, por ser fruto do esforço de internacionalização do grupo de pesquisa que coordeno e um reconhecimento ao trabalho que temos desenvolvido na Univasf nestes 16 anos”, destaca.