Notícias
Professor da Univasf participa do 13º Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos na Suíça
Edmilson dos Santos participou de painel sobre responsabilização corporativa na América Latina./Foto: Arquivo pessoal.
O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Edmilson Santos dos Santos, do Colegiado de Educação Física, participou do 13º Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, realizado em Genebra, na Suíça, de 25 a 27 de novembro. Santos, que no momento está cedido ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), é coordenador-geral de Direitos Humanos e Empresa do MDH e representou o Brasil no painel: “Towards more effective corporate accountability in Latin America: prevention, remediation and participation in the design of measures” (Rumo a uma responsabilização corporativa mais eficaz na América Latina: prevenção, remediação e participação na concepção de medidas).
Santos falou sobre a necessidade de empresas públicas e privadas garantirem o direito à igualdade no mercado de trabalho no Brasil, principalmente para as pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Ele também destacou a necessidade de utilizar os bons exemplos das empresas nesta área para uma narrativa mais construtiva sobre o real significado dos direitos humanos. A participação de Santos está disponível no site do evento, entre os vídeos do dia 26 de novembro, sala XIX, vídeo 2.
Segundo ele, sua participação nessa edição do Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos também está relacionada à sua atuação em torno do direito à igualdade material no mercado de trabalho para as pessoas negras. Esta foi a primeira vez que Santos participou do Fórum das Nações Unidas, o que lhe possibilitou compreender melhor o debate internacional sobre o tema. Neste mês de dezembro, ele voltará a Genebra para mais uma rodada de negociações sobre o Tratado Internacional de Direitos Humanos e Empresas.
De acordo com o docente, a presença no Brasil nessa discussão é de grande relevância. “O Brasil tem se empenhado na discussão de um marco regulatório de direitos humanos e empresa. Acabamos de finalizar a consolidação da Política Nacional de Direitos Humanos, construída através de um amplo processo participativo. Fomos a maior delegação de stakeholders e no próximo ano o encontro regional, América Latina e Caribe, de Direitos Humanos e Empresas será no Brasil”, informou.