Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental é promovida à classe de Titular

publicado: 30/09/2021 17h19 última modificação: 30/09/2021 17h19
Renata Freitas

A professora Carmem Sueze Silva Miranda, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb), é a segunda mulher a atingir a classe de Professora Titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A docente teve a promoção aprovada na sessão pública de defesa de memorial acadêmico, realizada no último dia 17 pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A defesa foi transmitida pelo canal CPPD - Univasf, no YouTube.

Participaram da banca os docentes Lucia Helena Cunha dos Anjos, da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); José Frutuoso do Vale Júnior, da Universidade Federal de Roraima (UFRR); e Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os professores João José Granate de Sá e Melo Marques, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e Luiz Fernando Spinelli Pinto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participaram como suplentes. Também esteve presente à defesa a presidente da CPPD da Univasf, Elenice Andrade Moraes.

Na visão da professora Carmem, a progressão para titular tem dois aspectos importantes para a carreira docente por possibilitar o aperfeiçoamento profissional individual e por dar mais consistência à missão institucional abraçada pelos professores a partir de sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. “Como educadora da Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Zootecnia e, eventualmente, de cursos de Licenciatura da Sead/Univasf, o processo englobado na promoção à classe de titular representou uma oportunidade valiosa de metarreflexão autobiográfica pessoal e profissional, em que pude apresentar por que fiz, para que fiz e como fiz, transpondo o que fiz (o Lattes cumpre bem esta função)”, afirma ela.

Natural de Orós (CE) e filha adotiva de Corema (PB), como destacou durante a banca, Carmem é formada em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestrado em Ciência do Solo pela UFRPE e doutorado em Ciência do Solo pela University of Saskatchewan, no Canadá. Na Univasf, onde é docente desde 2004, atua em vários cursos de graduação, desenvolve pesquisas e participa de outras ações, como organização de eventos nacionais e atua em projetos de pesquisa e extensão na área de Ciência do Solo, nos estados da Bahia, Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. Também já atuou na gestão acadêmica, em órgãos colegiados, como Câmara de Ensino e Conselho de Curadores, e participou de várias comissões e comitês. Ela é avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A carreira como professora permanecerá, como ela gosta de ressaltar, com o mesmo entusiasmo. “O trabalho de formiguinha na sala de aula, no campo, no laboratório e nas comunidades continua com a mesma motivação, paixão, liderança e determinação na direção do Desenvolvimento Regional do Semiárido nordestino”, diz. E os planos não param. Além de estar desenvolvendo novas ações de pesquisa e extensão, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Carmem planeja, para o futuro, a realização de cursos nas áreas de “Educação em Solos” e “Pedologia Aplicada às Engenharias”, a elaboração de artigos e livros didáticos em sua área de atuação e a participação na criação da Rede Baiana de Ciência do Solo. “Por fim, mas não menos importante, espero poder aprender a tocar piano, adquirir fluência na língua francesa, ter saúde para usufruir o amor da família e dos amigos e aprimorar a espiritualidade/religiosidade”, revela.

Este ano, até agora, a CPPD realizou três bancas de defesa para promoção funcional à classe de Professor Titular. Com a promoção da professora Carmem Sueze Silva Miranda, a Univasf passa a contar com 11 professores titulares em seu quadro docente.