Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais na área de Matemática estão reunidos na Univasf para o I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (I ERMAC-NE)

publicado: 11/11/2019 14h33 última modificação: 11/11/2019 16h28
Beatriz Granja

A mesa de abertura foi realizada hoje, às 11h, no Campus Juazeiro.

Estudantes, professores e pesquisadores estão reunidos na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para o I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (I ERMAC-NE). O encontro visa promover espaços de discussão sobre o ensino e a pesquisa de qualidade em Matemática Aplicada e Computacional no âmbito do semiárido brasileiro. A programação começou hoje (11) e vai até quarta-feira (13). O I ERMAC-NE acontece no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) e conta com participantes de várias regiões do país e também da Argentina.

O encontro é promovido pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Univasf em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Uma das propostas do evento é abordar temas voltados para os professores de Matemática da Educação Básica e uso da matemática nas questões ambientais.

A mesa de abertura foi realizada às 11h, com a presença do vice-reitor, Telio Nobre Leite; do presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Caliler Lavour; do futuro presidente da SBMAC, Pablo Martin; e do professor e coordenador do evento, Edson Araújo. Logo em seguida, aconteceu a palestra “Geometria de Proteínas em 5D”. Durante a tarde de hoje, haverá ainda palestra sobre “A Matemática do Impacto Ambiental: tanto por aprender, fazer, ser - para conviver!”.

Amanhã (12), acontecerá palestra sobre “Mosquitos geneticamente modificados e o controle de doenças”. No último dia de evento, serão realizados os minicursos, entre os assuntos abordados estarão: “Modelos de Optimização Linear Inteira sobre Estruturas Algébricas Finitas”, “Modelagem da Dinâmica Populacional” e “Remoção de distorções perspectivas em Visão Computacional”. A programação completa está no site do evento.

O professor e coordenador do I ERMAC-NE, Edson Araújo, destaca a participação de pessoas de todo o Nordeste.  Ele afirma que a parceria com a SBMAC é importante para atualizar a rede de pesquisa na área de matemática aplicada. “Ideias de diferentes ângulos ajudam, muitas vezes, a sair de problemas para os quais não se via soluções”, finaliza ele.