Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Educação Tutorial em Arqueologia (PET) da Univasf realiza ações de educação patrimonial em escolas do ensino básico

publicado: 01/12/2022 10h58 última modificação: 01/12/2022 11h00
Júlia Mendes

Cartilhas “A Turma da Capivara em: uma viagem ao passado no sudeste do Piauí” distribuídas nas ações. Fotos: arquivo do projeto

Para divulgar a educação patrimonial e facilitar o entendimento sobre a área, o Programa de Educação Tutorial em Arqueologia (PET), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu a distribuição gratuita das cartilhas “A Turma da Capivara em: uma viagem ao passado no sudeste do Piauí”. A ação, realizada através do projeto “PET na Escola”, ocorreu nas unidades escolares Epitacio Alves Pamplona e Nilza Baldoino de Castro, em São Raimundo Nonato (PI), com estudantes do 6º ano. Além da entrega de cartilhas, foram realizados jogos, oficinas e leitura compartilhada para os estudantes.

A cartilha apresenta noções de patrimônio arqueológico; o papel do arqueólogo na sociedade; os parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões em seus contextos pré-históricos, além das ocupações em períodos históricos, em especial a extração da maniçoba na Serra da Capivara. A ação nas escolas contou com a presença de 12 participantes do programa, que são estudantes do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf.

O discente do 7º período Edson de Oliveira, integrante do programa, conta que participar das ações do “PET na Escola” proporcionou outra visão sobre seu curso. “Estar à frente em sala de aula é algo atípico para um bacharelando. As ações são de suma importância para minha formação como pesquisador, especialmente porque penso em levar a pesquisa e ensino, desenvolvidas dentro da academia, para a comunidade”, pontua.

Desde 2016, os integrantes do programa PET-Arqueologia desenvolvem ações de educação patrimonial nas escolas da rede pública de ensino através do projeto PET na Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo Nonato. Para o tutor do programa, professor Rodrigo Lessa Costa, do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, é importante promover ações como esta nas escolas.

“As crianças crescem num local com uma riqueza cultural muito grande. O Parque Nacional Serra da Capivara, por exemplo, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1991, trata-se de um dos maiores complexos de sítios arqueológicos de pinturas rupestres do mundo, com mais de mil sítios. Esses sítios são testemunhos das primeira ocupações do continente e devem ser protegidos e valorizados pela população local. Entendemos que as crianças são catalisadoras desse conhecimento e que o transmitem para os amigos, pais e familiares”, explica.

O PET-Arqueologia da Univasf foi criado em 2011, com o tema “Escavando história: São Raimundo Nonato para além dos 100 anos”. Desde então, o programa desenvolve diversos projeto pautados na interdisciplinaridade que dialoguem com o tema principal. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site.