Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Canteiro de Antropologia promove debate sobre o livro “Política Selvagem”

publicado: 29/03/2023 15h57 última modificação: 29/03/2023 15h57
Júlia Mendes

O Colegiado de Antropologia (CANT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar mais uma edição do projeto Canteiro de Antropologia. O projeto promoverá uma palestra sobre o livro “Política Selvagem”, com a presença do autor Jean Tible, na próxima segunda-feira (3), a partir das 9h30, no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O evento, que faz parte das atividades de abertura do período letivo 2022.2, é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O palestrante convidado desta edição é docente do Departamento de Ciência Política (DCP), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). No livro “Política Selvagem”, Jean Tible debate e perpassa os movimentos, revoltas e eclosões do passado e do presente, a partir da teoria política, antropologia e sociologia. A obra é fruto da tese de livre-docência do autor junto ao DCP-USP. Após a palestra haverá um debate com o público presente.

Tible possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele também é autor da obra “Marx selvagem” e tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Política, com ênfase nos seguintes temas: Marx, Política Externa Brasileira, Revoltas e Movimentos Sociais e Políticos, Teoria de Relações Internacionais e Teoria Política.

O Canteiro de Antropologia é um projeto de extensão do CANT que surgiu em 2017 com o objetivo de promover o intercâmbio de saberes entre pesquisadores de várias instituições com o corpo discente e docente do curso de Antropologia. O projeto já abordou temas como “John Locke e a Antropologia”; “Diálogos entre a estética e a sociologia: pensando modelos de críticas do gosto” e “Memórias e encantados: histórias do sertão”.